A partir do estudo do capítulo do livro de Magda Soares (ALFALETRAR- Toda Criança pode aprender a ler e escrever, como requisito de uma disciplina do curso de Mestrado profissional em Educação Básica da UFPE, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife - PCR, pudemos enfatizar de forma mais constante e detalhada as ações, etapas e evoluções processuais e diagnósticas do percurso de leitura e escrita dos alunos que estão no ciclo de alfabetização. Partimos da análise de melhor aproveitamento, compreensão e momento para cada estudante e educador, para que assim se faça presente a compreensão dos conteúdos abordados mediante o ritmo de aprendizagem de cada estudante. Com isso, queremos aqui também focar as manifestações de uma aprendizagem criativa e as diversas formas do aprender dentro do contexto ao qual a criança está inserida. Diante desse processo, citamos o valor e a importância do planejamento escolar por parte do professor como instrumento sinalizador da necessidade do ato de ler e escrever, e como forma de monitoramento que precisa sempre estar sendo analisado e revisto (em movimento) de acordo com as especificidades dos estudantes, num objetivo de uma aprendizagem significativa e progressista. O percurso metodológico deste trabalho se deu de forma bibliográfica, sendo uma investigação teórica de um assunto ao qual temos interesse em discutir, por sermos estudantes de um programa de formação (stricto sensu) em educação básica e professores da rede pública de ensino da cidade do Recife.