A pandemia de COVID-19[1] teve um grande impacto sobre os sistemas educacionais no mundo, uma vez que medidas de isolamento social levaram à suspensão das aulas presenciais. O Brasil foi um dos países em que as escolas ficaram fechadas por longo período, agravando o déficit educacional na educação básica. O presente trabalho se refere a um relato de experiência sobre as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelos professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Petrolina/ PE que culminaram em ações personalizadas e efetivas no processo de recomposição de aprendizagem. Para tal, se embasará nas discussões teórico-metodológicas dos autores: Hoffmann (1993) e Luckesi (2009). Sabendo da importância de dados e evidências em processos de identificação das necessidades, foi optado como instrumento de diagnóstico as Atividades de Verificação de Aprendizagem, disponibilizadas na plataforma “Apoio a aprendizagem” (Consed, Undime e CAEd/UFJF). A avaliação diagnóstica e o uso da plataforma que auxilia no processo de análise de dados permitem o ensino personalizado em escala, focando nas lacunas de aprendizado e recuperação de aprendizagens ao indicar, além do nível de aprendizagem do discente, quais são as habilidades da BNCC mais defasadas da turma/estudante. Os resultados das avaliações contribuíram na conscientização da equipe pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire sobre como a análise do desempenho dos estudantes, a partir das avaliações, pode auxiliar diretamente na prática docente em ações de preenchimento de lacunas de aprendizado nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire com o apoio dos(as) professores(as) atuantes no Programa de Desenvolvimento em Lideranças na Educação Ensina Brasil em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina.