Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORT NCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESTRUTURADA NA PRÁXIS-PEDAGÓGICA DOCENTE APÓS ISOLAMENTO SOCIAL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90946
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4792
    "inscrito_id" => 18140
    "titulo" => "A IMPORT NCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESTRUTURADA NA PRÁXIS-PEDAGÓGICA DOCENTE APÓS ISOLAMENTO SOCIAL."
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19[1] teve um grande impacto sobre os sistemas educacionais no mundo, uma vez que medidas de isolamento social levaram à suspensão das aulas presenciais. O Brasil foi um dos países em que as escolas ficaram fechadas por longo período, agravando o déficit educacional na educação básica. O presente trabalho se refere a um relato de experiência sobre as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelos professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Petrolina/ PE que culminaram em ações personalizadas e efetivas no processo de recomposição de aprendizagem. Para tal, se embasará nas discussões teórico-metodológicas dos autores: Hoffmann (1993) e Luckesi (2009). Sabendo da importância de dados e evidências em processos de identificação das necessidades, foi optado como instrumento de diagnóstico as Atividades de Verificação de Aprendizagem, disponibilizadas na plataforma “Apoio a aprendizagem” (Consed, Undime e CAEd/UFJF). A avaliação diagnóstica e o uso da plataforma que auxilia no processo de análise de dados permitem o ensino personalizado em escala, focando nas lacunas de aprendizado e recuperação de aprendizagens ao indicar, além do nível de aprendizagem do discente, quais são as habilidades da BNCC mais defasadas da turma/estudante. Os resultados das avaliações contribuíram na conscientização da equipe pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire sobre como a análise do desempenho dos estudantes, a partir das avaliações, pode auxiliar diretamente na prática docente em ações de preenchimento de lacunas de aprendizado nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire com o apoio dos(as) professores(as) atuantes no Programa de Desenvolvimento em Lideranças na Educação Ensina Brasil em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18140_TB4792_03102022084618.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARBARA ORDONHO MARIN"
    "autor_nome_curto" => "BARBARA"
    "autor_email" => "barbaraordonho.marin@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90946
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4792
    "inscrito_id" => 18140
    "titulo" => "A IMPORT NCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESTRUTURADA NA PRÁXIS-PEDAGÓGICA DOCENTE APÓS ISOLAMENTO SOCIAL."
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19[1] teve um grande impacto sobre os sistemas educacionais no mundo, uma vez que medidas de isolamento social levaram à suspensão das aulas presenciais. O Brasil foi um dos países em que as escolas ficaram fechadas por longo período, agravando o déficit educacional na educação básica. O presente trabalho se refere a um relato de experiência sobre as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelos professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Petrolina/ PE que culminaram em ações personalizadas e efetivas no processo de recomposição de aprendizagem. Para tal, se embasará nas discussões teórico-metodológicas dos autores: Hoffmann (1993) e Luckesi (2009). Sabendo da importância de dados e evidências em processos de identificação das necessidades, foi optado como instrumento de diagnóstico as Atividades de Verificação de Aprendizagem, disponibilizadas na plataforma “Apoio a aprendizagem” (Consed, Undime e CAEd/UFJF). A avaliação diagnóstica e o uso da plataforma que auxilia no processo de análise de dados permitem o ensino personalizado em escala, focando nas lacunas de aprendizado e recuperação de aprendizagens ao indicar, além do nível de aprendizagem do discente, quais são as habilidades da BNCC mais defasadas da turma/estudante. Os resultados das avaliações contribuíram na conscientização da equipe pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire sobre como a análise do desempenho dos estudantes, a partir das avaliações, pode auxiliar diretamente na prática docente em ações de preenchimento de lacunas de aprendizado nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire com o apoio dos(as) professores(as) atuantes no Programa de Desenvolvimento em Lideranças na Educação Ensina Brasil em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18140_TB4792_03102022084618.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BARBARA ORDONHO MARIN"
    "autor_nome_curto" => "BARBARA"
    "autor_email" => "barbaraordonho.marin@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A pandemia de COVID-19[1] teve um grande impacto sobre os sistemas educacionais no mundo, uma vez que medidas de isolamento social levaram à suspensão das aulas presenciais. O Brasil foi um dos países em que as escolas ficaram fechadas por longo período, agravando o déficit educacional na educação básica. O presente trabalho se refere a um relato de experiência sobre as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelos professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Petrolina/ PE que culminaram em ações personalizadas e efetivas no processo de recomposição de aprendizagem. Para tal, se embasará nas discussões teórico-metodológicas dos autores: Hoffmann (1993) e Luckesi (2009). Sabendo da importância de dados e evidências em processos de identificação das necessidades, foi optado como instrumento de diagnóstico as Atividades de Verificação de Aprendizagem, disponibilizadas na plataforma “Apoio a aprendizagem” (Consed, Undime e CAEd/UFJF). A avaliação diagnóstica e o uso da plataforma que auxilia no processo de análise de dados permitem o ensino personalizado em escala, focando nas lacunas de aprendizado e recuperação de aprendizagens ao indicar, além do nível de aprendizagem do discente, quais são as habilidades da BNCC mais defasadas da turma/estudante. Os resultados das avaliações contribuíram na conscientização da equipe pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire sobre como a análise do desempenho dos estudantes, a partir das avaliações, pode auxiliar diretamente na prática docente em ações de preenchimento de lacunas de aprendizado nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire com o apoio dos(as) professores(as) atuantes no Programa de Desenvolvimento em Lideranças na Educação Ensina Brasil em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.