A tecnologia vem ocupando mais espaço no dia a dia das pessoas, como uma forma de facilitar a vida e solucionar problemas, considerando tal fato, é posto que isolar o processo de ensino-aprendizagem destes avanços tecnológicos seria incoerente. Daqui a alguns anos, com o uso frequente de computadores, celulares, Smart TV’s, e utensílios domésticos inteligentes, a demanda pela produção de softwares para estes dispositivos aumentará ainda mais e, por isto, saber programar será uma habilidade necessária, para não dizer básica, na educação, saindo do ensino superior e técnico e indo para o ensino básico. Visto isto, este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da introdução aos conceitos de lógica de programação com a linguagem de programação Scratch. Os principais referenciais teóricos para este artigo são a filosofia construtivista de Papert e alguns estudos sobre o uso da ferramenta Scratch no ensino de programação para jovens. Foram analisados os resultados de um minicurso, ministrado em três turmas dos anos finais do ensino fundamental, do 6º, 7º e 9º ano, sendo duas turmas de escola particular e uma de escola municipal, localizadas na cidade de Afogados da Ingazeira, no interior de Pernambuco. Foi realizado um estudo qualitativo durante as aulas do minicurso, e dentre os parâmetros analisados temos: o interesse e envolvimento com o tema proposto, e as dificuldades e soluções encontradas pelos alunos nas atividades práticas. Alguns dos resultados observados foram, em relação ao conteúdo, o entendimento de conceitos importantes de lógica de programação e a adaptação dos conteúdos apresentados parar atender seus próprios objetivos, e em relação aos alunos, algumas variações nos níveis de interesse e produtividade entre as turmas.