O processo de professorarização do trabalho do docente na cidade de Sertânia/PE está relacionado a questões que perpassam por um debate amplo que engloba a reestruturação do mundo do trabalho numa configuração neoliberal. Revelar memórias, redes de ligação ao capital, o sistema normativo, comparar resultados e refletir onde o trabalho docente passou pelo processo de professorarização, intensificação e flexibilização, ajuda-nos entender a cena na busca pela compreensão de sua totalidade. Entendemos que o todo só pode ser analisado quando percebermos as relações entre as condições estruturais históricas com suas condições individuais (experiências), balizadas pela cultura e pela ideologia, manifestadas nos conceitos, no senso comum e nas opiniões, interagem com as partes. Em outras palavras, as determinações sociais condicionam os comportamentos, as formas de agir, de pensar e de sentir localmente. Trata-se de conhecer e investigar como os docentes se sentem face ao cenário de professorarização em que atuam no contexto do trabalho, como pensam suas carreiras profissionais, suas realizações, como compreendem a escola e o magistério, na posição de sujeitos sociais. Cabe-nos, assim, analisar as singularidades dos docentes a partir da visão construída na relação entre a professorarização e os sentidos atribuídos pelos docentes, ao viverem situações de trabalho amparado em um sistema simbólico de valores sociais. O processo de professorarização do trabalho docente tem implicações, inclusive, na saúde dos professores, de modo que a dimensão particular que desejamos alcançar para o seu bom entendimento não se limita a somar reflexões à pesquisa, mas aprofundar seu entendimento, nas hipóteses de que a professorarização não pode ser medida de modo quantitativo ou aparelhada a história clássica do operariado, visando encaixar os professores na sociologia do trabalho e no contexto do trabalho no capitalismo neoliberal. A professorarização é proporcional ao modo como é experimentada pelos sujeitos, perfazendo suas identidades como professores.