Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88858
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1956
    "inscrito_id" => 11580
    "titulo" => "AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA."
    "resumo" => "A matemática é um campo de conhecimento fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, no meio acadêmico, a disciplina da matemática é vista, frequentemente, como difícil e que os alunos, muitas vezes, desde o início da sua vida escolar, começam a apresentar sentimentos como repúdio, aversão e medo. Muitos passam por todo o Ensino fundamental e chegam ao Ensino Médio com verdadeiros bloqueios em relação a matemática e dificuldades de aprendizagem na disciplina. Nessa perspectiva, se fez necessário um estudo problematize essas questões. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar as variáveis que interferem na aprendizagem da Matemática, a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo foi realizado a partir dos trabalhos desenvolvidos por diferentes autores que dialogam sobre a temática. Dentre os quais, destacamos as ideias de D' Ambrósio (1989), Freire (1987), Hoffmann (1994), Saraiva (2012), entre outros. Com base no levantamento e na análise realizada, foi possível discutir sobre a desconstrução da imagem associada à matemática, a motivação, as relações familiares, a relação professor-aluno e a avaliação da aprendizagem. Do mesmo modo, discute-se o quanto essas variáveis podem interferir na compreensão e na aprendizagem da matemática. Este trabalho pode contribuir para a desmistificação sobre a matemática e leva a reflexão dos professores da disciplina acerca dos componentes que dialogam com a dificuldade de aprendizagem matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11580_TB1956_19072022165820.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONINA CAMILA SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Antonina Melo"
    "autor_email" => "antoninaa.mello@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88858
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1956
    "inscrito_id" => 11580
    "titulo" => "AS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA."
    "resumo" => "A matemática é um campo de conhecimento fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, no meio acadêmico, a disciplina da matemática é vista, frequentemente, como difícil e que os alunos, muitas vezes, desde o início da sua vida escolar, começam a apresentar sentimentos como repúdio, aversão e medo. Muitos passam por todo o Ensino fundamental e chegam ao Ensino Médio com verdadeiros bloqueios em relação a matemática e dificuldades de aprendizagem na disciplina. Nessa perspectiva, se fez necessário um estudo problematize essas questões. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar as variáveis que interferem na aprendizagem da Matemática, a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo foi realizado a partir dos trabalhos desenvolvidos por diferentes autores que dialogam sobre a temática. Dentre os quais, destacamos as ideias de D' Ambrósio (1989), Freire (1987), Hoffmann (1994), Saraiva (2012), entre outros. Com base no levantamento e na análise realizada, foi possível discutir sobre a desconstrução da imagem associada à matemática, a motivação, as relações familiares, a relação professor-aluno e a avaliação da aprendizagem. Do mesmo modo, discute-se o quanto essas variáveis podem interferir na compreensão e na aprendizagem da matemática. Este trabalho pode contribuir para a desmistificação sobre a matemática e leva a reflexão dos professores da disciplina acerca dos componentes que dialogam com a dificuldade de aprendizagem matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11580_TB1956_19072022165820.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONINA CAMILA SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Antonina Melo"
    "autor_email" => "antoninaa.mello@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A matemática é um campo de conhecimento fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, no meio acadêmico, a disciplina da matemática é vista, frequentemente, como difícil e que os alunos, muitas vezes, desde o início da sua vida escolar, começam a apresentar sentimentos como repúdio, aversão e medo. Muitos passam por todo o Ensino fundamental e chegam ao Ensino Médio com verdadeiros bloqueios em relação a matemática e dificuldades de aprendizagem na disciplina. Nessa perspectiva, se fez necessário um estudo problematize essas questões. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar as variáveis que interferem na aprendizagem da Matemática, a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo foi realizado a partir dos trabalhos desenvolvidos por diferentes autores que dialogam sobre a temática. Dentre os quais, destacamos as ideias de D' Ambrósio (1989), Freire (1987), Hoffmann (1994), Saraiva (2012), entre outros. Com base no levantamento e na análise realizada, foi possível discutir sobre a desconstrução da imagem associada à matemática, a motivação, as relações familiares, a relação professor-aluno e a avaliação da aprendizagem. Do mesmo modo, discute-se o quanto essas variáveis podem interferir na compreensão e na aprendizagem da matemática. Este trabalho pode contribuir para a desmistificação sobre a matemática e leva a reflexão dos professores da disciplina acerca dos componentes que dialogam com a dificuldade de aprendizagem matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.