O trabalho relata vivências em Educação Jurídica, cidadania e exercício de direitos com crianças do 1º ao 4º ano em Escola de Ensino Fundamental na comunidade rural de Tabuleiro, no município de Bananeiras/PB. A democratização de temas da Educação Jurídica e de práticas de cidadania nas escolas colabora para formar pessoas conscientes do princípio da dignidade da pessoa humana, dos direitos e garantias fundamentais, da justiça social e da democracia. As ações contaram com metodologias ativas e lúdicas e o uso de ferramentas de comunicação e informação. Sete ações foram realizadas: uma história em quadrinho, três vídeos, um caça-palavras, uma cruzadinha e uma cartilha didática, em versões digitais e impressas. A história em quadrinho explorou a temática Grupos sociais e diversidade: as formas de família. O primeiro vídeo trabalhou com Espaços urbanos e rurais, ressaltando as singularidades e o respeito aos que vivem no campo. O segundo vídeo abordou os Espaços de sociabilidade, discutindo a cooperação para a preservação dos ambientes coletivos. O terceiro vídeo e o caça-palavras exploraram a preservação dos Monumentos históricos, enfatizando o centro histórico de Bananeiras. A cruzadinha explorou a Sustentabilidade ambiental, focando no consumo responsável dos recursos naturais para garantir às próximas gerações o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A Cartilha Cidadania e respeito às diferenças foi organizada com atividades envolvendo temas de Diversidade e racismo, Cidadania e Resolução de conflitos. As crianças interagiram com noções de cidadania e de direitos, visando a construção de uma cultura jurídica basilar ainda na infância.