O presente artigo tem a finalidade de realizar um diálogo no que se refere à gestão democrática presente na Escola Municipal São Cristóvão, localizada em Recife, Pernambuco. A gestão democrática tem o papel de administrar e verificar se os objetivos planejados foram alcançados de maneira satisfatória, tendo em vista que a escola é um lugar de socialização dos saberes, onde uma boa gestão é essencial para o alcance de excelentes resultados. Dessa forma, evidenciam-se elementos de autenticidade e formas de organização no planejamento das ações a serem aplicadas na contribuição em seu âmbito educacional e social, para uma construção de instrumentos avaliativos e de análises que buscam a melhoria da qualidade na gestão educacional, conforme a necessidade de todos os envolvidos. Essa discussão baseou-se em autores como Paro (2001), Libâneo (2004), Santos (2006), Cury (2007), Gracindo (2009), entre outros. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e investigativa, baseada na análise documental da instituição, pautada em entrevistas estruturadas e questionários abertos. Os objetivos embasam-se em conhecer a realidade da escola, investigar a qualidade e os métodos utilizados para o funcionamento dessa gestão escolar. Como resultado, observa-se que a escola em questão possui um diferencial em relação a outras instituições, pois é detentora de uma gestão democrática fomentada na organização e planejamento a partir de encontros pedagógicos que envolvem a equipe escolar, o corpo docente e os demais colegiados. Assim, o estudo revelou que a gestão tem um caráter democrático, fundamentado na participação de todos que compõem a comunidade escolar, a fim de solucionar os problemas, buscando na luta e na participação social as respostas para os desafios enfrentados no cotidiano da referida unidade.