Conforme a parceria com a Gestão Educacional Pública com a presença da professora Dra. Sarita Peres e o Dr. Ton Ferreira, juntamente com a Fase Educação com a parte mais jurídica desse processo; tendo a parte mais pedagógica das secretarias de educação, com as metodologias ativas no ensino fundamental, tendo como o pano de fundo a implementação do ensino remoto e híbrido na educação brasileira, inserida na realidade latinoamericana. Somando-se a isso, a parte pedagógica gestacional e a jurídica específica. Como o público se interessa sobre pensamento complexo, legislação educacional, metodologias ativas, ensino híbrido e remoto - temática principal desta nossa reflexão presente. Particularmente os profissionais que trabalham com educação nossa expertise sendo a educação básica pública, temos acompanhado a dificuldade dos municípios; dos sistemas de ensino, desde anos anteriores devido a problemática dos tempos pandêmicos, desde meados de março do ano de 2019, toda esta paralisação das aulas presenciais. Sendo assim, devido justamente a essa paralisação total das atividades presenciais nas redes de ensino de todo o país e de várias partes do mundo; não somente na rede pública mas também na rede particular de ensino. Então, segundo Peres (2021), os sistemas de ensino tiveram que continuar ofertando o ensino apesar dos percalços, mas não pode haver esse rompimento, essa ruptura; bem sabemos que é direito inviolável presente na Constituição brasileira de 1988 o direito à aprendizagem pública. Palavras-chave: BNCC. Educação Ambiental Crítica. Inclusão Escolar. Pensamento Complexo.