O presente trabalho traz a proposta do uso das práticas experimentais como uma metodologia capaz de promover uma aprendizagem significativa nas aulas de Química. As práticas propostas foram realizadas no laboratório de Química com alunos do 3º ano do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, trabalhamos a produção de hidratante a base de amendoim. A finalidade das aulas foi despertar em nossos alunos o interesse pelas aulas de química bem como a pesquisa científica e dessa forma abordar o conteúdo abordado em sala trazendo empregando como procedimento metodológico as atividades investigativas e experimentais, tornando assim a aprendizagem significativa. O trabalho desenvolvido no laboratório de química da escola abrangeu a utilização de um questionário estilo forms de caráter investigativo, para mensurar o conhecimento adquirido por parte dos estudantes do 3º ano sobre o assunto a trabalhado e da importância das aulas práticas de Química; as normas de segurança de laboratório bem como o uso das vidrarias foram abordados logo no início das práticas. Para despertar a curiosidade por parte dos estudantes, uma breve teoria era aplicada para um embasamento a respeito do conteúdo trabalhado, utilizamos também a problematização, as práticas eram registradas em um diário de bordo. A busca pela resolução do problema apresentado inicialmente pela produção do hidratante, a busca por resposta despertou nos alunos o interesse pela Ciência investigativa, isso pode ser observado nos resultados dos forms aplicado aos alunos, onde a aprendizagem significativa pode ser observada, existiu de fato uma construção de conhecimento, gerando uma participação de qualidade nas práticas experimentais.