As instituições de ensino possuem uma rotina por meio da qual professores, alunos e toda a comunidade escolar desenvolvem seu trabalho. Dessa forma, pode-se dizer que a rotina escolar significa o desenvolvimento do trabalho diário por meio de horários atualizados e organizados, tarefas predeterminadas e atividades diárias nas instituições de ensino. Portanto, a adaptação às rotinas escolares é considerada uma forma de socialização, e as crianças adotam os rituais diários necessários ao convívio social. Esse estudo trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Foi realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) localizado em um município do interior do Ceará. As informações presentes neste relato foram elencadas no período de observação de prática profissional durante os meses de fevereiro a junho de 2022. No início do período de observação, percebe-se repetição das atividades todos os dias e sempre segue uma sequência inicial. Contudo, pode-se entender as rotinas como um recurso didático ao invés de um separador de tempo e espaço do ambiente escolar, que a sequência diária ajuda na organização do dia a dia da instituição. Esse recurso, quando bem utilizado, fornece a possibilidade de um desenvolvimento efetivo dessas crianças, do ambiente onde elas estão e das futuras práticas pedagógicas que sucederão à vida escolar. As crianças ficam um pouco confusas na realização das atividades, mas com o tempo, à medida que vão se adaptando, passam a interagir de forma mais autônoma. Durante o período de prática profissional, pode-se observar que a organização regular das instituições de educação infantil facilita e promove o desenvolvimento das práticas de ensino dos professores à medida que contribuem de forma positiva na aprendizagem das crianças, pois proporcionam segurança e autonomia.