METODOLOGIAS ATIVAS NO RESGATE DOS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90402 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4026 "inscrito_id" => 16844 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO RESGATE DOS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES" "resumo" => "O mundo contemporâneo está interligado por diversas tecnologias e estas estão presentes no mercado de trabalho, nas residências e no espaço escolar. Com a grande oferta de celulares, tablets, computadores, vídeo games e outros aparatos tecnológicos, os jovens de hoje passam horas do dia conectadas ou jogando virtualmente. Partindo desse contexto, torna-se importante o resgate dos jogos/brincadeiras populares, a fim de estimular a prática destes pelos jovens de hoje e aproximá-los da família, uma vez que esses jogos estavam muito presentes na vida de seus familiares. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino em formato de sequência pedagógica, com o intuito de desenvolver a prática dos jogos populares nas aulas de Educação Física através da concepção das metodologias ativas, por rotação por estações. Desta forma, o problema de pesquisa é a seguinte questão: de que forma é possível desenvolver os jogos populares nas aulas de Educação Física a partir da utilização de metodologias ativas? Neste trabalho, inicialmente, é apresentado um texto e um vídeo sobre a temática para a discussão no espaço escolar e como tarefa de casa, um segundo vídeo e uma pequena entrevista com os familiares sobre quais jogos/brincadeiras populares eles praticavam na infância, seguindo os conceitos da sala de aula invertida. No segundo momento, presencialmente, propõe-se uma discussão sobre o conteúdo abordado no vídeo e a construção de uma tabela sobre os resultados das entrevistas. A terceira etapa da proposta contempla a rotação por estações, que proporciona aos alunos a realização das atividades mais citadas nas entrevistas. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado por outros docentes e motivá-los para planejamentos que utilizem essas metodologias, a fim de desenvolver nos alunos o pensamento crítico e reflexivo, tornando-os mais autônomos e protagonistas no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16844_TB4026_29112022175401.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA CRISTINA SINES PIRES" "autor_nome_curto" => "ISABELA SINES" "autor_email" => "isabelasines@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90402 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4026 "inscrito_id" => 16844 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO RESGATE DOS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA E DA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES" "resumo" => "O mundo contemporâneo está interligado por diversas tecnologias e estas estão presentes no mercado de trabalho, nas residências e no espaço escolar. Com a grande oferta de celulares, tablets, computadores, vídeo games e outros aparatos tecnológicos, os jovens de hoje passam horas do dia conectadas ou jogando virtualmente. Partindo desse contexto, torna-se importante o resgate dos jogos/brincadeiras populares, a fim de estimular a prática destes pelos jovens de hoje e aproximá-los da família, uma vez que esses jogos estavam muito presentes na vida de seus familiares. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino em formato de sequência pedagógica, com o intuito de desenvolver a prática dos jogos populares nas aulas de Educação Física através da concepção das metodologias ativas, por rotação por estações. Desta forma, o problema de pesquisa é a seguinte questão: de que forma é possível desenvolver os jogos populares nas aulas de Educação Física a partir da utilização de metodologias ativas? Neste trabalho, inicialmente, é apresentado um texto e um vídeo sobre a temática para a discussão no espaço escolar e como tarefa de casa, um segundo vídeo e uma pequena entrevista com os familiares sobre quais jogos/brincadeiras populares eles praticavam na infância, seguindo os conceitos da sala de aula invertida. No segundo momento, presencialmente, propõe-se uma discussão sobre o conteúdo abordado no vídeo e a construção de uma tabela sobre os resultados das entrevistas. A terceira etapa da proposta contempla a rotação por estações, que proporciona aos alunos a realização das atividades mais citadas nas entrevistas. Espera-se que este trabalho possa ser utilizado por outros docentes e motivá-los para planejamentos que utilizem essas metodologias, a fim de desenvolver nos alunos o pensamento crítico e reflexivo, tornando-os mais autônomos e protagonistas no processo de ensino aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16844_TB4026_29112022175401.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA CRISTINA SINES PIRES" "autor_nome_curto" => "ISABELA SINES" "autor_email" => "isabelasines@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }