Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na contemporaneidade. Estudos de Bakhtin, Marcuschi, Koch, Geraldi, Franchi, Antunes, dentre outros pesquisadores, valorizaram a linguagem em uso, interação, em detrimento de outras perspectivas tradicionais (linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação. Neste sentido, a partir da perspectiva do professor de língua portuguesa, em sala de aula, objetivou-se refletir sobre as contribuições que esses estudos trouxeram para as aulas de LP, ministradas por 01 professora do ensino básico, aluna do Profletras/UEPB/CH, no tocante ao ensino de gramática. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa foram: leituras teóricas e análises de práticas de gramática, realizadas entre março e agosto de 2022. Os resultados apontaram que hoje, nas práticas de LP da docente, nos materiais didáticos planejados e nos Livros didáticos, é possível vislumbrar a introdução de perspectivas sociointeracionistas, textuais, discursivas, sociolinguísticas, pragmáticas. Mas ainda há ranço de práticas tradicionais (memorização, fragmentação, frases isoladas, valorização do padrão, culto). Concluiu-se que apesar dos avanços, ainda há lacunas teóricas nas práticas didáticas constituídas pela docente, bem como, no material didático a sua disposição.