Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUÇÕES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO PROFLETRAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90817
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4595
    "inscrito_id" => 17621
    "titulo" => "CONTRIBUÇÕES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO PROFLETRAS"
    "resumo" => "Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na contemporaneidade. Estudos de Bakhtin, Marcuschi, Koch, Geraldi, Franchi, Antunes, dentre outros pesquisadores, valorizaram a linguagem em uso, interação, em detrimento de outras perspectivas tradicionais (linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação. Neste sentido, a partir da perspectiva do professor de língua portuguesa, em sala de aula, objetivou-se refletir sobre as contribuições que esses estudos trouxeram para as aulas de LP, ministradas por 01 professora do ensino básico, aluna do Profletras/UEPB/CH, no tocante ao ensino de gramática. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa foram: leituras teóricas e análises de práticas de gramática, realizadas entre março e agosto de 2022. Os resultados apontaram que hoje, nas práticas de LP da docente, nos materiais didáticos planejados e nos Livros didáticos, é possível vislumbrar a introdução de perspectivas sociointeracionistas, textuais, discursivas, sociolinguísticas, pragmáticas. Mas ainda há ranço de práticas tradicionais (memorização, fragmentação, frases isoladas, valorização do padrão, culto). Concluiu-se que apesar dos avanços, ainda há lacunas teóricas nas práticas didáticas constituídas pela docente, bem como, no material didático a sua disposição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17621_TB4595_30112022164004.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ALTAMARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Altamara"
    "autor_email" => "letrasnara@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90817
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4595
    "inscrito_id" => 17621
    "titulo" => "CONTRIBUÇÕES DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS – A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA DO PROFLETRAS"
    "resumo" => "Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na contemporaneidade. Estudos de Bakhtin, Marcuschi, Koch, Geraldi, Franchi, Antunes, dentre outros pesquisadores, valorizaram a linguagem em uso, interação, em detrimento de outras perspectivas tradicionais (linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação. Neste sentido, a partir da perspectiva do professor de língua portuguesa, em sala de aula, objetivou-se refletir sobre as contribuições que esses estudos trouxeram para as aulas de LP, ministradas por 01 professora do ensino básico, aluna do Profletras/UEPB/CH, no tocante ao ensino de gramática. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa foram: leituras teóricas e análises de práticas de gramática, realizadas entre março e agosto de 2022. Os resultados apontaram que hoje, nas práticas de LP da docente, nos materiais didáticos planejados e nos Livros didáticos, é possível vislumbrar a introdução de perspectivas sociointeracionistas, textuais, discursivas, sociolinguísticas, pragmáticas. Mas ainda há ranço de práticas tradicionais (memorização, fragmentação, frases isoladas, valorização do padrão, culto). Concluiu-se que apesar dos avanços, ainda há lacunas teóricas nas práticas didáticas constituídas pela docente, bem como, no material didático a sua disposição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17621_TB4595_30112022164004.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ALTAMARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Altamara"
    "autor_email" => "letrasnara@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Sem dúvidas, os estudos linguísticos trazem, desde as três últimas décadas do Século XX, contribuições significativas para o Ensino de Língua Portuguesa, na contemporaneidade. Estudos de Bakhtin, Marcuschi, Koch, Geraldi, Franchi, Antunes, dentre outros pesquisadores, valorizaram a linguagem em uso, interação, em detrimento de outras perspectivas tradicionais (linguagem como expressão do pensamento ou como instrumento de comunicação. Neste sentido, a partir da perspectiva do professor de língua portuguesa, em sala de aula, objetivou-se refletir sobre as contribuições que esses estudos trouxeram para as aulas de LP, ministradas por 01 professora do ensino básico, aluna do Profletras/UEPB/CH, no tocante ao ensino de gramática. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza pesquisa-ação. Os procedimentos de pesquisa foram: leituras teóricas e análises de práticas de gramática, realizadas entre março e agosto de 2022. Os resultados apontaram que hoje, nas práticas de LP da docente, nos materiais didáticos planejados e nos Livros didáticos, é possível vislumbrar a introdução de perspectivas sociointeracionistas, textuais, discursivas, sociolinguísticas, pragmáticas. Mas ainda há ranço de práticas tradicionais (memorização, fragmentação, frases isoladas, valorização do padrão, culto). Concluiu-se que apesar dos avanços, ainda há lacunas teóricas nas práticas didáticas constituídas pela docente, bem como, no material didático a sua disposição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.