A utilização de filmes como ferramenta pedagógica contribui na formação discente haja visto que se torna um poderoso instrumento entre a aproximação do real por meio da sutiliza do discurso e a sedução da linguagem, permitindo assim o uso de múltiplos canais para mediação do conhecimento. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar elementos presentes no filme Octonautas e o Círculo de Fogo que possam ser utilizados como ferramenta para o ensino transdisciplinar nas disciplinas de ciências e geografia. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa-descritiva, por meio da leitura visual e textual buscou-se identificar e relatar elementos didáticos presentes no filme. Observou-se a abordagem de conteúdo das disciplinas alvo, podendo ser citados (i) relações ecológicas, (ii) biodiversidade aquática, (iii) tectônica de placas, (vi) desastres ambientais, (v) vulcanismo e (vi) localização geográfica. Evidenciou-se também a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma transdisciplinar haja visto a indissociabilidade entre os conceitos, destacando a importância tanto dos conhecimentos geográficos para compreensão de seus efeitos sobre o meio ambiente como do conhecimento ecológico do estabelecimento da biodiversidade em ambientes susceptíveis a desastres ambientais. Como exemplo central temos o clímax do filme que retrata os efeitos da tectônica de placas, causando um evento de vulcanismo, e consequente efeito sobre a biodiversidade de espécies que vivem na região do círculo de fogo do pacífico, dando liberdade para abordar o conceito de hotstop de biodiversidade, que explica a relação entre a reserva de biodiversidade de uma determinada região que pode estar ameaçado de destruição. Diante disto, evidenciamos a importância e viabilidade que o uso de filme como recursos pedagógico transdisciplinar pode apresentar.