Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO ANIME SUPER ONZE PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90393
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4012
    "inscrito_id" => 12388
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO ANIME SUPER ONZE PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Ao longo do processo histórico da educação, o campo da Educação Física foi demarcado por intensos debates acerca de seus objetivos e finalidades em sala de aula. Sendo por muitas vezes desconsiderada uma como uma área firmada ou mesmo encarada como uma disciplina sem conteúdo ou embasamento teórico devidamente definido. Por outro lado, mesmo após sanar os problemas de aceitação como área de conhecimento, outra dificuldade existente parte da não afinidade que alguns alunos têm a respeito dos esportes, e a desinformação por encararem a disciplina apenas como um acumulo de treinos esportivos práticos. Dessa forma, o trabalho em questão trata-se de uma proposta de aula teórica sobre futebol utilizando ferramentas educacionais não convencionais: animes. Nesse trabalho utilizou-se episódios da primeira temporada do anime Super onze, cuja temática chave é o esporte do futebol. Através da utilização dessa ferramenta propiciou-se aos estudantes que costumam não frequentar as aulas práticas, uma visão mais amena sobre o esporte, de maneira a conhecer suas regras básicas, dimensões de campo e termo técnicos, a partir das falas dos personagens. Dessa forma, percebeu-se que ao fazer tal abordagem, mesmo aqueles alunos que anteriormente mostravam-se reclusos nas discussões de tais assuntos, mostraram-se mais abertos a comentarem, por conta de acreditarem estarem falando somente sobre o anime e não do conteúdo pragmático em si. O trabalho propõe-se também a estimular, através dessa abordagem, propor a esses mesmos alunos anteriormente reclusos a tentarem repetir os movimentos básicos do futebol citados nos animes, incentivando-os assim a participarem das aulas práticas. Conclui-se a partir disso que, animes são ferramentas eficazes para propor mudanças na aprendizagem, afim de tornar a mesma significativa na vida do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12388_TB4012_02092022201017.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR DE SOUSA LINS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "rlins3590@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90393
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4012
    "inscrito_id" => 12388
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO ANIME SUPER ONZE PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Ao longo do processo histórico da educação, o campo da Educação Física foi demarcado por intensos debates acerca de seus objetivos e finalidades em sala de aula. Sendo por muitas vezes desconsiderada uma como uma área firmada ou mesmo encarada como uma disciplina sem conteúdo ou embasamento teórico devidamente definido. Por outro lado, mesmo após sanar os problemas de aceitação como área de conhecimento, outra dificuldade existente parte da não afinidade que alguns alunos têm a respeito dos esportes, e a desinformação por encararem a disciplina apenas como um acumulo de treinos esportivos práticos. Dessa forma, o trabalho em questão trata-se de uma proposta de aula teórica sobre futebol utilizando ferramentas educacionais não convencionais: animes. Nesse trabalho utilizou-se episódios da primeira temporada do anime Super onze, cuja temática chave é o esporte do futebol. Através da utilização dessa ferramenta propiciou-se aos estudantes que costumam não frequentar as aulas práticas, uma visão mais amena sobre o esporte, de maneira a conhecer suas regras básicas, dimensões de campo e termo técnicos, a partir das falas dos personagens. Dessa forma, percebeu-se que ao fazer tal abordagem, mesmo aqueles alunos que anteriormente mostravam-se reclusos nas discussões de tais assuntos, mostraram-se mais abertos a comentarem, por conta de acreditarem estarem falando somente sobre o anime e não do conteúdo pragmático em si. O trabalho propõe-se também a estimular, através dessa abordagem, propor a esses mesmos alunos anteriormente reclusos a tentarem repetir os movimentos básicos do futebol citados nos animes, incentivando-os assim a participarem das aulas práticas. Conclui-se a partir disso que, animes são ferramentas eficazes para propor mudanças na aprendizagem, afim de tornar a mesma significativa na vida do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12388_TB4012_02092022201017.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR DE SOUSA LINS"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "rlins3590@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Ao longo do processo histórico da educação, o campo da Educação Física foi demarcado por intensos debates acerca de seus objetivos e finalidades em sala de aula. Sendo por muitas vezes desconsiderada uma como uma área firmada ou mesmo encarada como uma disciplina sem conteúdo ou embasamento teórico devidamente definido. Por outro lado, mesmo após sanar os problemas de aceitação como área de conhecimento, outra dificuldade existente parte da não afinidade que alguns alunos têm a respeito dos esportes, e a desinformação por encararem a disciplina apenas como um acumulo de treinos esportivos práticos. Dessa forma, o trabalho em questão trata-se de uma proposta de aula teórica sobre futebol utilizando ferramentas educacionais não convencionais: animes. Nesse trabalho utilizou-se episódios da primeira temporada do anime Super onze, cuja temática chave é o esporte do futebol. Através da utilização dessa ferramenta propiciou-se aos estudantes que costumam não frequentar as aulas práticas, uma visão mais amena sobre o esporte, de maneira a conhecer suas regras básicas, dimensões de campo e termo técnicos, a partir das falas dos personagens. Dessa forma, percebeu-se que ao fazer tal abordagem, mesmo aqueles alunos que anteriormente mostravam-se reclusos nas discussões de tais assuntos, mostraram-se mais abertos a comentarem, por conta de acreditarem estarem falando somente sobre o anime e não do conteúdo pragmático em si. O trabalho propõe-se também a estimular, através dessa abordagem, propor a esses mesmos alunos anteriormente reclusos a tentarem repetir os movimentos básicos do futebol citados nos animes, incentivando-os assim a participarem das aulas práticas. Conclui-se a partir disso que, animes são ferramentas eficazes para propor mudanças na aprendizagem, afim de tornar a mesma significativa na vida do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.