A IMPLEMENTAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90485 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4135 "inscrito_id" => 17084 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Iniciação Científica (IC) e a escrita Acadêmica são consideradas experiências geralmente desenvolvidas durante a graduação, que permite ao aluno vivenciar um processo de aprendizagem focado em uma linha científica de sua área, com metodologias e construção de soluções. De acordo a LDBEN 9394/96, a IC tem caráter curricular imprescindível, de modo a ser tratada e pensada como um pilar científico e educativo. Analisando a configuração atual de ensino e pensando em uma forma de suprir o despreparo dos alunos após finalizarem sua jornada escolar, este artigo traz os benefícios da implementação de IC e escrita acadêmica no ensino médio. Uma pesquisa realizada em colégios próximos a região de Vitória da Conquista, submeteu alunos a um questionário com perguntas direcionadas a iniciação científica, escrita acadêmica e futura escolha profissional. Analisando os dados coletados, observou-se a defasagem no conhecimento sobre essas áreas. A proposta em questão, tem como objetivo ajudar aqueles com uma inclinação maior para o ramo de pesquisa a iniciar essa jornada, e instruir o futuro profissional a desenvolver técnicas para coletar, organizar e analisar dados, ampliando assim seu conhecimento, tornando-se um pensador crítico – reflexivo. A metodologia se aplica nas instituições de ensino através de projetos promovidos por disciplinas da grade curricular, que possam ser apresentados em eventos organizados pelo próprio instituto, como feiras de ciências e oficinas. Diante disso, a implantação de IC acompanhado com a escrita acadêmica, leva para educação básica novas oportunidades, principalmente para aqueles que querem ingressar no ensino superior. Também estimula os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, de forma a avançarmos no conhecimento existente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID17084_TB4135_06092022195144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALIA VIEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "THALIA" "autor_email" => "thaliarocha2312@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90485 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4135 "inscrito_id" => 17084 "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Iniciação Científica (IC) e a escrita Acadêmica são consideradas experiências geralmente desenvolvidas durante a graduação, que permite ao aluno vivenciar um processo de aprendizagem focado em uma linha científica de sua área, com metodologias e construção de soluções. De acordo a LDBEN 9394/96, a IC tem caráter curricular imprescindível, de modo a ser tratada e pensada como um pilar científico e educativo. Analisando a configuração atual de ensino e pensando em uma forma de suprir o despreparo dos alunos após finalizarem sua jornada escolar, este artigo traz os benefícios da implementação de IC e escrita acadêmica no ensino médio. Uma pesquisa realizada em colégios próximos a região de Vitória da Conquista, submeteu alunos a um questionário com perguntas direcionadas a iniciação científica, escrita acadêmica e futura escolha profissional. Analisando os dados coletados, observou-se a defasagem no conhecimento sobre essas áreas. A proposta em questão, tem como objetivo ajudar aqueles com uma inclinação maior para o ramo de pesquisa a iniciar essa jornada, e instruir o futuro profissional a desenvolver técnicas para coletar, organizar e analisar dados, ampliando assim seu conhecimento, tornando-se um pensador crítico – reflexivo. A metodologia se aplica nas instituições de ensino através de projetos promovidos por disciplinas da grade curricular, que possam ser apresentados em eventos organizados pelo próprio instituto, como feiras de ciências e oficinas. Diante disso, a implantação de IC acompanhado com a escrita acadêmica, leva para educação básica novas oportunidades, principalmente para aqueles que querem ingressar no ensino superior. Também estimula os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, de forma a avançarmos no conhecimento existente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID17084_TB4135_06092022195144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALIA VIEIRA ROCHA" "autor_nome_curto" => "THALIA" "autor_email" => "thaliarocha2312@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }