O objetivo deste trabalho foi analisar o que a literatura diz a respeito da educação sexual e de gênero em escolas públicas da educação básica em Alagoas, Estado brasileiro. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, do tipo integrativa, utilizando como descritores “educação sexual”, “educação”, “sexualidade”, “gênero”, “escola pública”, “escolas públicas”, “ensino público”, “alagoas”, com as funções AND, OR, É e CONTÉM combinadas de formas diferentes, nas bases de dados dos periódicos da Capes, dos repositórios institucionais da UFAL e da UNEAL e do Google Acadêmico. Nesse ínterim, foram adotados os seguintes critérios de inclusão: 1- que fossem textos científicos; 2- os quais abordassem educação sexual e de gênero especificamente em contextos alagoanos; e 3- situados no âmbito do ensino básico da rede pública. Nessa direção, foram incluídos 16 trabalhos. A partir disso, percebeu-se que há uma quantidade significativa de produções sobre sexualidade, gênero e educação, em sua maioria, nos setores públicos de saúde, especialmente na atenção primária. Nos serviços educacionais por sua vez, as pesquisas sobre identidade de gênero e/ou orientação sexual dividem-se entre o ensino superior e a educação básica principalmente do sistema público, porém com discussões semelhantes: costumam abordar a “conscientização” sobre a contracepção e os riscos da gravidez indesejada, da tentativa de aborto e das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Os estudos apontam a importância da educação sexual no ensino básico, mas ainda numa perspectiva prescritiva do saber biomédico. Assim, é necessária a ampliação de pesquisas para trazer outros aspectos dessa discussão, como a prevenção ao abuso sexual e a atenção às vivências sexuais de estudantes, pela via do pensamento crítico-reflexivo-libertário, a fim de deslocar o discurso de aspectos negativos e perigos no ato sexual, o qual reforça tabus e distancia a inserção desses conteúdos na educação básica.