A presente pesquisa trata-se de uma análise de como as ferramentas tecnológicas podem contribuir para a aprendizagem dos alunos das escolas do campo, tendo sido o aplicativo stop motion utilizado para a produção de um filme animado, cuja temática e processo de produção foram conduzidos pelas pesquisadoras junto aos foram protagonistas em todas as etapas. A pesquisa teve como objetivo geral, avaliar o uso de um instrumento de ensino, com base nas metodologias ativas, utilizando o stop motion como ferramenta de ensino de artes, em uma turma do 1° ano do ensino fundamental. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: analisar as percepções dos alunos sobre o uso do stop motion, como ferramenta pedagógica na educação básica; e verificar a interação dos alunos no momento de criação do recurso pedagógico. Para isso, as professoras pesquisadoras utilizaram a abordagem de pesquisa qualitativa e a observação como método para coleta de dados, a partir das analises, obtivemos o resultado de que o instrumento de ensino utilizado incentivou as crianças a ter um processo de aprendizagem ativo e que valorizasse a sua autonomia educacional perante os conteúdos referentes a arte.