Este texto contém relatos sobre a experiência vivenciada durante a vigência do Programa Residência Pedagógica (PRP), 2020 – 2022, no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Campus I, Arapiraca, no curso de Licenciatura em Pedagogia. Mesmo durante o atual período pandêmico, as atividades do PRP seguiram buscando cumprir seu papel na formação docente inicial e continuada e no papel interventivo a partir das ações executadas dentro da escola-campo com o intuito de repensar as práticas e melhorar a eficiência do processo ensino aprendizagem, desse modo, especifica-se que as atividades tiveram como metodologia a pesquisa-ação. O plano do Programa Residência Pedagógica consistiu em momentos de estudos, individuais e coletivos, a partir de temas relevantes e relacionados com o tema proposto para o presente subprojeto que foi o processo de Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de atividades que buscassem evidenciar a importância da práxis pedagógica. Com isso, como resultado das atividades do PRP, pode-se observar o salto evolutivo na prática pedagógica das(os) alunas(os) residentes evidenciando o maior comprometimento com as atividades escolares, atividades de pesquisa, além de maior entendimento da relação entre teoria e prática educacional proporcionando, assim, uma formação mais emancipada e garantindo maior autonomia para continuar no campo profissional.