PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O RETORNO DO ENSINO PRESENCIAL PÓS-PANDEMIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88956 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2086 "inscrito_id" => 14361 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O RETORNO DO ENSINO PRESENCIAL PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "O presente relato de experiência tem por objetivo narrar a vivência obtida através do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e refletir sobre a importância do programa para a formação docente. Este trabalho partirá da experiência vivenciada com a prática de regência na turma do 8°ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, localizado na cidade de Feira de Santana BA. O Relato apresenta a importância do PRP, pois é através desse programa que há a imersão dos alunos da Graduação no ambiente escolar, proporcionando vivenciar a relação entre teoria e prática. Este trabalho parte da necessidade de compreender como está ocorrendo o retorno das aulas ao modelo presencial pós pandemia do COVID-19, e a relevância da utilização da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento da prática de ensino-aprendizagem geográfica. A experiência mencionada ocorreu através da inserção de forma presencial na escola campo, e teve como base as discussões de alguns autores como Pimenta e Lima (2012), Ferreira (2019), Poladin (2014) e etc., sobre o objetivo citado. Portanto, vivenciar a experiência apresentada, contribui de forma significativa para formação enquanto futura docente, visto que, permite a visualização da dinâmica escolar, analisando como o aporte teórico obtido na graduação é desenvolvido no contexto escolar, além da possibilidade obtida de troca de experiência que se torna eficaz na formação acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14361_TB2086_06102022161001.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA PAIXAO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JANAINA PAIXÃO" "autor_email" => "paixaojanaina31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88956 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2086 "inscrito_id" => 14361 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O RETORNO DO ENSINO PRESENCIAL PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "O presente relato de experiência tem por objetivo narrar a vivência obtida através do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e refletir sobre a importância do programa para a formação docente. Este trabalho partirá da experiência vivenciada com a prática de regência na turma do 8°ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Juiz Jorge Faria Góes, localizado na cidade de Feira de Santana BA. O Relato apresenta a importância do PRP, pois é através desse programa que há a imersão dos alunos da Graduação no ambiente escolar, proporcionando vivenciar a relação entre teoria e prática. Este trabalho parte da necessidade de compreender como está ocorrendo o retorno das aulas ao modelo presencial pós pandemia do COVID-19, e a relevância da utilização da tecnologia como ferramenta para o desenvolvimento da prática de ensino-aprendizagem geográfica. A experiência mencionada ocorreu através da inserção de forma presencial na escola campo, e teve como base as discussões de alguns autores como Pimenta e Lima (2012), Ferreira (2019), Poladin (2014) e etc., sobre o objetivo citado. Portanto, vivenciar a experiência apresentada, contribui de forma significativa para formação enquanto futura docente, visto que, permite a visualização da dinâmica escolar, analisando como o aporte teórico obtido na graduação é desenvolvido no contexto escolar, além da possibilidade obtida de troca de experiência que se torna eficaz na formação acadêmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14361_TB2086_06102022161001.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA PAIXAO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JANAINA PAIXÃO" "autor_email" => "paixaojanaina31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }