Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA O TERRITÓRIO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo aborda a temática vinculada ao acesso e permanência no Ensino Superior como ferramenta de inclusão social levando em consideração uma análise sobre a efetivação do programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação direcionado para Quilombolas e Indígenas na Universidade Federal de Alagoas, no campus do interior do estado de alagoas, na unidade educacional localizada no município de palmeira dos índios onde há, em seu território, além de demarcações de aldeias indígenas há também a presença de uma comunidade remanescente de quilombo. O objetivo é analisar como as políticas públicas de democratização do ensino superior se interrelacionam no território da comunidade tradicional Quilombola da Tabacaria no município de Palmeira dos Índios. A metodologia utilizada é uma pesquisa de estudo documental, com documentos oficiais, legislação vigente, bem como outras referências bibliográficas que abordam a temática além de vivência por meio de entrevista semi estruturada com um representante da Comunidade Quilombola da Tabacaria localizada em Palmeira dos Índios. As informações obtidas com essa entrevista problematizam a compreensão a cerca da discussão sobre o alcance da política de permanência na educação superior pública dentro dessa comunidade, além de entender o perfil da comunidade; realização de análise empírica, além de compreender em quais as situações o programa poderia contribuir, na perspectiva da educação formal, para a comunidade. Por fim, elencamos um contexto de perda de investimentos públicos na área que desemboca diretamente no atendimento destas comunidades marginalizadas historicamente em porções territoriais geográficas

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