Na busca por entender as necessidades e as dificuldades que a acessibilidade encontra no âmbito acadêmico e social, essa pesquisa teve como objetivo investigar como acontece a acessibilidade linguística para surdos na UFERSA Caraúbas – RN e quais as possibilidades de melhoria, tendo em vista percebê-las e, identificar as principais dificuldades e facilidades enfrentadas pelos alunos surdos e futuros professores de Libras na universidade. Buscamos refletir sobre as possíveis melhorias no processo de atendimento e educação de surdos, principalmente no que se refere à acessibilidade linguística. Realizamos o estudo pelo método descritivo exploratório e procedimentos predominantemente quantiqualitativos, cujos sujeitos no universo pesquisado são compreendidos por 10 alunos surdos com idades variadas vinculados ao curso de Licenciatura em Letras Libras da UFERSA. A coleta de dados aconteceu pela aplicação de um questionário online bilíngue (Português e Libras) com perguntas sobre as questões de acessibilidade, ensino e processo formativo dentro da universidade. Nossos resultados com base nas respostas do nosso questionário apontam que ainda existem uma falta de acessibilidade na universidade pesquisada, uma vez que além de que todas as estratégias pensadas nesta pesquisa como a presença de intérpretes de Libras, aulas em Libras, e tecnologias digitais, ainda se mostram como paliativas para melhorar o processo e auxílio na acessibilidade e inclusão das pessoas surdas em nossa universidade, mas que já são os primeiros passos para esta conquista.