O presente artigo visa enfatizar a importância da aplicação de atividades lúdicas nas salas de aulas, levando-os para um novo acesso à aprendizagem cartográfica. O objetivo é aplicar aulas mais dinâmicas em classe para melhor efetivação do processo ensino-aprendizagem, tornando o assunto mais prazeroso de se aprender. As atividades propostas fazem com que o aluno mergulhe na interação com seus colegas, o que traz sensação de bem-estar em aprender entre a teoria e a prática, bem como apresentar os resultados obtidos na pesquisa qualitativa desse trabalho. Sendo assim, esses resultados podem nos mostrar o quanto as atividades ajudarão no processo de absorção do conteúdo cartográfico dentro da sala de aula, tendo o professor como ferramenta principal neste processo educativo. Neste processo o essencial é aproveitar tudo que o aluno tem no campo cognitivo e utilizar como norte, para o desenvolvimento e compreensão da aprendizagem, compreender o espaço e se envolver com ele, através desta pesquisa foi possível observar que, houve maior interesse em compreender a cartografia, em sua forma por meio de dinâmicas interativas. É preciso propor aos alunos hábitos de pensar, refletir e agir criticamente, através de atitudes que aumentam o acesso ao conhecimento, ressaltando a importância de novas metodologias interacionais.