INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOCEGOS E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REGULAR: REVISÃO INTEGRATIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90081 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3482 "inscrito_id" => 15726 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOCEGOS E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REGULAR: REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "A surdocegueira caracterizada como deficiência sensorial única, decorrente da perda ou ausência da visão e audição, total ou parcial, desafia professores e profissionais da educação, mas, principalmente, o modo de vida da pessoa surdocega em espaços de ensino e aprendizagem. Adotou-se os autores como referência para o estudo sobre a surdocegueira: Galvão (2010), Farias (2015), Lupetina (2021). Assim, o presente estudo objetivou elencar, na literatura, por meio de uma Revisão Integrativa, como a Educação de aprendentes surdocegos tem sido abordada pela literatura especializada, especificamente no período de 2017 a 2022. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura realizada nas bases de dados virtuais: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As buscas ocorreram em junho de 2022, considerando os descritores associados: surdocegueira and educação; surdocegueira and ensino; surdocego and educação, que deveriam constar no título, e/ou no resumo, e/ou nas palavras-chave. Procedeu-se de acordo com as sete etapas que configuram a metodologia da Revisão Integrativa de Literatura. Após a leitura dos resumos dos textos, efetuou-se o levantamento das categorias de análise. Os resultados envolveram dois núcleos temáticos: “Periódicos e Anos de Publicação”, e, “Descrição dos Artigos”. Por meio desses, identificou-se números inexpressivos de publicações no período de 2017 a 2022, e uma forte relação da temática explorada com as áreas de conhecimento da Educação Especial e Educação Inclusiva. Deste modo, acredita-se na necessidade de mais produções científicas baseadas nos descritores deste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15726_TB3482_05102022222754.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO" "autor_nome_curto" => "Evandro Duarte" "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90081 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3482 "inscrito_id" => 15726 "titulo" => "INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOCEGOS E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REGULAR: REVISÃO INTEGRATIVA" "resumo" => "A surdocegueira caracterizada como deficiência sensorial única, decorrente da perda ou ausência da visão e audição, total ou parcial, desafia professores e profissionais da educação, mas, principalmente, o modo de vida da pessoa surdocega em espaços de ensino e aprendizagem. Adotou-se os autores como referência para o estudo sobre a surdocegueira: Galvão (2010), Farias (2015), Lupetina (2021). Assim, o presente estudo objetivou elencar, na literatura, por meio de uma Revisão Integrativa, como a Educação de aprendentes surdocegos tem sido abordada pela literatura especializada, especificamente no período de 2017 a 2022. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura realizada nas bases de dados virtuais: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As buscas ocorreram em junho de 2022, considerando os descritores associados: surdocegueira and educação; surdocegueira and ensino; surdocego and educação, que deveriam constar no título, e/ou no resumo, e/ou nas palavras-chave. Procedeu-se de acordo com as sete etapas que configuram a metodologia da Revisão Integrativa de Literatura. Após a leitura dos resumos dos textos, efetuou-se o levantamento das categorias de análise. Os resultados envolveram dois núcleos temáticos: “Periódicos e Anos de Publicação”, e, “Descrição dos Artigos”. Por meio desses, identificou-se números inexpressivos de publicações no período de 2017 a 2022, e uma forte relação da temática explorada com as áreas de conhecimento da Educação Especial e Educação Inclusiva. Deste modo, acredita-se na necessidade de mais produções científicas baseadas nos descritores deste trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15726_TB3482_05102022222754.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDO EVANDRO DUARTE FILHO" "autor_nome_curto" => "Evandro Duarte" "autor_email" => "evandroduartefilho@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }