A implementação do Currículo de Pernambuco do Ensino Fundamental, da Área de Ensino Religioso iniciou em 2019, na organização documental das escolas do estado. E sua construção ganhou impulso com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017. Com isso, o Ensino Religioso tornou-se além de componente curricular, também uma área do conhecimento. A partir disso, os estados brasileiros se mobilizaram para construir os seus currículos estaduais de educação. O presente estudo buscou investigar como se deu a organização dos conteúdos e habilidades constituintes da área de conhecimento mencionada anteriormente, para serem trabalhadas nas aulas de Ensino Religioso, em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de caráter bibliográfica e documental analisou recortes de documentos legislativos que orientavam a maneira como o Ensino Religioso deveria acontecer nas salas de aulas brasileiras (Constituição Federal de 1988, LDB, BNCC) e também o currículo de Pernambuco do Ensino Fundamental de Ensino Religioso (2019), na parte que se refere do 1º ao 3º ano (etapa em que deve acontecer o processo de alfabetização). Após analisar o Currículo de Pernambuco do Ensino Fundamental de Ensino Religioso, observou-se que o documento organiza os conteúdos e habilidades para esses anos/séries, de maneira que eles desenvolvam a noção do eu, do outro e do nós (Identidade e Alteridade). Fazendo com que haja a compreensão de que os indivíduos são constituídos por diversos costumes, culturas e tradições e, por isso torna-se fundamental conhecer a si e o outro, para que seja possível conviver em sociedade de maneira respeitosa e sem conflitos.