“VAMOS PLANTAR BATATA DOCE?”: A ESCUTA DAS CRIANÇAS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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A investigação foi efetivada no contexto do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão vivido remotamente durante o primeiro semestre do ano de 2021, em decorrência da necessidade de isolamento social provocada pelo atravessamento da pandemia da Covid-19. De natureza qualitativa, a pesquisa sustentou-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e utilizou o experimento didático formativo como metodologia de investigação e instrumento de geração de dados. O estudo favoreceu situar a escuta como um elemento essencial para a prática do planejamento que se ancora em uma pedagogia participativa e na compreensão de criança como ser potente, capaz e com agência. Permitiu compreender que a riqueza do planejamento da/para a educação infantil está em considerar os saberes e as vivências que as crianças trazem do seu cotidiano acolhendo suas falas, reflexões e teorias. 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