PRODUZINDO PODCASTS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89746 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3077 "inscrito_id" => 15604 "titulo" => "PRODUZINDO PODCASTS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Os fatores que contribuem para compreensão do mundo pelos indivíduos são inúmeros, mas um está ligado diretamente ao Ensino de Ciências, a leitura de mundo a partir do conhecimento científico. Por esse motivo, uma busca incessante na educação em ciências é a promoção da Alfabetização Científica (AC), que se divide em três eixos basilares - Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos, Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos e Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. Neste caminho, com o objetivo de identificar como a elaboração de Podcasts contribuem para o desenvolvimento da AC, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica com o tema: “Produzindo podcasts para socializar os resultados obtidos em uma atividade experimental sobre as propriedades coligativas”. A atividade foi aplicada em uma turma de 4° do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, durante as atividades do PIBID. Os podcasts gravados pelos alunos foram transcritos e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A gravação deveria abordar os experimentos realizados e suas relações com as propriedades coligativas, logo na análise por meio da ATD buscou-se essas relações, como mostra o trecho a seguir: (...) isso que aconteceu no experimento se trata de uma propriedade coligativa, a ebulioscopia que é quando adicionamos um soluto não volátil a um solvente e a temperatura de ebulição, aumenta (...). Assim, as análises nos possibilitaram verificar que ao trabalhar com a produção de podcasts é possível perceber uma compreensão significativa dos conceitos químicos estudados, através das relações tecidas entre conceitos, experimentos e cotidiano. Esses resultados mostram que foi possível perceber o desenvolvimento da AC, mais precisamente os indicadores ligados ao eixo 1 - a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais - da AC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15604_TB3077_01122022140600.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÁFIA EDUARDA DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JÁFIA" "autor_email" => "jafia.a@escolar.ifrn.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89746 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3077 "inscrito_id" => 15604 "titulo" => "PRODUZINDO PODCASTS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "Os fatores que contribuem para compreensão do mundo pelos indivíduos são inúmeros, mas um está ligado diretamente ao Ensino de Ciências, a leitura de mundo a partir do conhecimento científico. Por esse motivo, uma busca incessante na educação em ciências é a promoção da Alfabetização Científica (AC), que se divide em três eixos basilares - Compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos, Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos e Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente. Neste caminho, com o objetivo de identificar como a elaboração de Podcasts contribuem para o desenvolvimento da AC, foi desenvolvida uma intervenção pedagógica com o tema: “Produzindo podcasts para socializar os resultados obtidos em uma atividade experimental sobre as propriedades coligativas”. A atividade foi aplicada em uma turma de 4° do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, durante as atividades do PIBID. Os podcasts gravados pelos alunos foram transcritos e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A gravação deveria abordar os experimentos realizados e suas relações com as propriedades coligativas, logo na análise por meio da ATD buscou-se essas relações, como mostra o trecho a seguir: (...) isso que aconteceu no experimento se trata de uma propriedade coligativa, a ebulioscopia que é quando adicionamos um soluto não volátil a um solvente e a temperatura de ebulição, aumenta (...). Assim, as análises nos possibilitaram verificar que ao trabalhar com a produção de podcasts é possível perceber uma compreensão significativa dos conceitos químicos estudados, através das relações tecidas entre conceitos, experimentos e cotidiano. Esses resultados mostram que foi possível perceber o desenvolvimento da AC, mais precisamente os indicadores ligados ao eixo 1 - a compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais - da AC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15604_TB3077_01122022140600.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÁFIA EDUARDA DA SILVA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "JÁFIA" "autor_email" => "jafia.a@escolar.ifrn.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }