Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDO POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): A RELEVÂNCIA DA GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90070
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3463
    "inscrito_id" => 13607
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDO POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): A RELEVÂNCIA DA GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO."
    "resumo" => "A presente produção apresenta em suas estruturas constitutivas abordagens e reflexões para a difusão de informações e conhecimentos acerca das experiências construídas e obtidas em razão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Superior (CAPES). Ao permitir a integração entre diferentes atores e estruturas da educação básica e de instituições de ensino superior, compreende-se a relevância de tal programa, uma vez que são oferecidas oportunidades aos participantes de vivenciar e refletir criticamente as possíveis realidades escolares e do ensino da geografia, visando a construção de contextos para o melhor desenvolvimento de todos. Dessa forma, esta produção pretende oferecer e relatar algumas das experiências construídas em conjunto em meio ao período desafiador da pandemia de Covid-19, de dinâmicos formatos de ensino e realização dos trabalhos nos anos de 2020 a 2022, retratando a importância dos diversos processos elaborados na educação (ensino e aprendizagem, por exemplo), bem como da geografia obtidos por meio do PIBID. A metodologia utilizada no seguinte trabalho constitui-se em uma abordagem descritiva exploratória e pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o referido programa é um importante recurso disponível ao aprimoramento de formação inicial de docentes, pois, por meio de um primeiro contato com os elementos que constituem as estruturas das realidades escolares existentes e os desafios que tanto influenciam direta e/ou indiretamente na mesma muito agregam no entendimento das ações do docente em um dos procedimentos mais importantes da sociedade, que é a educação e na instituição escola, adicionalmente, na geografia para construção de conhecimento, consciência e criticidade no ambiente escolar mesmo em contextos altamente complexos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13607_TB3463_01122022124132.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE ARAÚJO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "araujosantosph2002@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90070
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3463
    "inscrito_id" => 13607
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDO POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): A RELEVÂNCIA DA GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO."
    "resumo" => "A presente produção apresenta em suas estruturas constitutivas abordagens e reflexões para a difusão de informações e conhecimentos acerca das experiências construídas e obtidas em razão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Superior (CAPES). Ao permitir a integração entre diferentes atores e estruturas da educação básica e de instituições de ensino superior, compreende-se a relevância de tal programa, uma vez que são oferecidas oportunidades aos participantes de vivenciar e refletir criticamente as possíveis realidades escolares e do ensino da geografia, visando a construção de contextos para o melhor desenvolvimento de todos. Dessa forma, esta produção pretende oferecer e relatar algumas das experiências construídas em conjunto em meio ao período desafiador da pandemia de Covid-19, de dinâmicos formatos de ensino e realização dos trabalhos nos anos de 2020 a 2022, retratando a importância dos diversos processos elaborados na educação (ensino e aprendizagem, por exemplo), bem como da geografia obtidos por meio do PIBID. A metodologia utilizada no seguinte trabalho constitui-se em uma abordagem descritiva exploratória e pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o referido programa é um importante recurso disponível ao aprimoramento de formação inicial de docentes, pois, por meio de um primeiro contato com os elementos que constituem as estruturas das realidades escolares existentes e os desafios que tanto influenciam direta e/ou indiretamente na mesma muito agregam no entendimento das ações do docente em um dos procedimentos mais importantes da sociedade, que é a educação e na instituição escola, adicionalmente, na geografia para construção de conhecimento, consciência e criticidade no ambiente escolar mesmo em contextos altamente complexos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13607_TB3463_01122022124132.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE ARAÚJO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "araujosantosph2002@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A presente produção apresenta em suas estruturas constitutivas abordagens e reflexões para a difusão de informações e conhecimentos acerca das experiências construídas e obtidas em razão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Superior (CAPES). Ao permitir a integração entre diferentes atores e estruturas da educação básica e de instituições de ensino superior, compreende-se a relevância de tal programa, uma vez que são oferecidas oportunidades aos participantes de vivenciar e refletir criticamente as possíveis realidades escolares e do ensino da geografia, visando a construção de contextos para o melhor desenvolvimento de todos. Dessa forma, esta produção pretende oferecer e relatar algumas das experiências construídas em conjunto em meio ao período desafiador da pandemia de Covid-19, de dinâmicos formatos de ensino e realização dos trabalhos nos anos de 2020 a 2022, retratando a importância dos diversos processos elaborados na educação (ensino e aprendizagem, por exemplo), bem como da geografia obtidos por meio do PIBID. A metodologia utilizada no seguinte trabalho constitui-se em uma abordagem descritiva exploratória e pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o referido programa é um importante recurso disponível ao aprimoramento de formação inicial de docentes, pois, por meio de um primeiro contato com os elementos que constituem as estruturas das realidades escolares existentes e os desafios que tanto influenciam direta e/ou indiretamente na mesma muito agregam no entendimento das ações do docente em um dos procedimentos mais importantes da sociedade, que é a educação e na instituição escola, adicionalmente, na geografia para construção de conhecimento, consciência e criticidade no ambiente escolar mesmo em contextos altamente complexos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.