A presente produção apresenta em suas estruturas constitutivas abordagens e reflexões para a difusão de informações e conhecimentos acerca das experiências construídas e obtidas em razão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível de Superior (CAPES). Ao permitir a integração entre diferentes atores e estruturas da educação básica e de instituições de ensino superior, compreende-se a relevância de tal programa, uma vez que são oferecidas oportunidades aos participantes de vivenciar e refletir criticamente as possíveis realidades escolares e do ensino da geografia, visando a construção de contextos para o melhor desenvolvimento de todos. Dessa forma, esta produção pretende oferecer e relatar algumas das experiências construídas em conjunto em meio ao período desafiador da pandemia de Covid-19, de dinâmicos formatos de ensino e realização dos trabalhos nos anos de 2020 a 2022, retratando a importância dos diversos processos elaborados na educação (ensino e aprendizagem, por exemplo), bem como da geografia obtidos por meio do PIBID. A metodologia utilizada no seguinte trabalho constitui-se em uma abordagem descritiva exploratória e pesquisa bibliográfica. Conclui-se que o referido programa é um importante recurso disponível ao aprimoramento de formação inicial de docentes, pois, por meio de um primeiro contato com os elementos que constituem as estruturas das realidades escolares existentes e os desafios que tanto influenciam direta e/ou indiretamente na mesma muito agregam no entendimento das ações do docente em um dos procedimentos mais importantes da sociedade, que é a educação e na instituição escola, adicionalmente, na geografia para construção de conhecimento, consciência e criticidade no ambiente escolar mesmo em contextos altamente complexos.