O presente artigo se trata de uma proposta de atividade da disciplina Softwares Matemáticos Universidade do Estado da Bahia/UNEB – Campus X, que discute como o uso da tecnologia em sala pode se tornar facilitadora no ensino e aprendizagem de funções. Os objetivos traçados foram apresentar como o uso da tecnologia aliado a metodologias de aprendizagem ativa podem acrescentar a compreensão de conceitos sobre funções e suas propriedades, ao utilizar softwares matemáticos, tais como GeoGebra, Grapher e Winplot que são ferramentas que auxiliam na visualização do gráfico de funções de todos os tipos o que atrai a atenção do aluno à aula. Os textos utilizados para nortear as pesquisas realizadas para essa atividade apresentam concepções acerca do uso de tecnologias em sala de aula, além do ensino de funções. Para a base do planejamento de aula foi como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Deste modo, foi organizado um espaço online utilizando a metodologia de sala de aula inversa, em que o aluno passa a ser ativo no seu processo de ensino e aprendizagem, enquanto o professor atua como mediador na construção do conhecimento. Nesse ambiente virtual foi disponibilizado todo o assunto acerca de funções, dividido em momentos online e offline. Como resultado da aula ministrada, foi observado que, com o auxílio das ferramentas tecnológicas os alunos tiveram maior rendimento, o que pode ser visto através das avaliações que foram feitas durante todo o processo, além dos benefícios para os alunos e professor. Os alunos mostraram possuir maior facilidade, devido ao fato de estarem inseridos nesse meio, e interesse no uso dos softwares selecionados, que os auxiliaram nas atividades propostas beneficiando a ambas as partes na construção do conhecimento.