A necessidade de se trabalhar com a leitura de textos literários na escola é e sempre será um desafio quando adentram a escola estudantes com grandes dificuldades no manejo com a leitura. Letramento literário aparece como possibilidade ampliar o vocabulário e o horizonte de expectativa dos estudantes. O cerne deste artigo é apresentar estratégias de leitura para formação de leitores críticos, capazes de compreender parte do mundo da literatura que os cercam. Essa pesquisa é de caráter qualitativa e desenvolve-se em turmas de 7º do Ensino Fundamental II. Para tal discussão, utilizamos como referencial teórico as contribuições de Rildo Cosson (2006), Magda Soares (2003; 2004; 2006), Kleima (1995), Street (2014), Bncc (2017) e Fernandes (2011), autores que desenvolveram pesquisas sobre letramentos e contribuíram significativamente para os estudos nessa área. Relatando brevemente sobre os dados gerados com a pesquisa optamos por usar a sequência básica proposta por Cosson (2016), que objetiva a prática do letramento literário de estratégias como levantamentos dos conhecimentos dos leitores, discussão da importância da escrita na vida do estudante, propomos situações de escrita sobre impressões acerca do entendimento do conto, trabalhamos a estrutura do gênero de forma interativa e pedimos que os leitores expusessem seus pontos de vistas a partir das situações vividas em sala de aula nas aula de leitura. Os resultados foram propor a apropriação das práticas de letramento literário para a eficácia no ensino de literatura, ampliamos a capacidade intelectual do aluno com leitor, e a escola cumpriu o seu papel que é de auxiliar nesta formação aluno-leitor.