Este artigo tem como objetivo analisar a proposta da educação do campo presente no Currículo de Referência de Ipojuca. A pesquisa buscou as seguintes perguntas norteadoras: Como a Educação do Campo tem sido contemplada no Currículo de Referência de Ipojuca/PE? Quais são os avanços e desafios percebidos no documento? A pesquisa foi bibliográfica e documental, assumindo uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados recorremos a análise de documentos. Teoricamente bebemos em algumas fontes que são referência na temática, como: Arroyo (2011); Caldart (2009); Freire (1987); Hage (2014) e outros. A pesquisa foi bibliográfica e documental, assumindo uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados recorremos a análise documental. Concluímos que o Currículo de Referência de Ipojuca aponta avanços para a educação do campo, podemos citar como exemplo a construção coletiva sobre da proposta da educação do campo na rede municipal. Entretanto, há desafios que necessitam ser superados, como é o caso da ausência das diretrizes curriculares para a educação do campo, visando auxiliar professores e professoras a reorganizar a sua prática educativa, para que se tornando mais próxima da realidade dos sujeitos do campo, possibilitando que crianças e adolescentes tenham um trabalho educativo que faça sentido em suas vidas.