Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CIDADE NÃO PARA, A CIDADE SÓ CRESCE, O DE CIMA SOBE E OS DEBAIXO LUTAM: RESSIGNIFICANDO CHICO SCIENCE ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PRIVADA DE ENSINO DE RECIFE-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88861
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1959
    "inscrito_id" => 8612
    "titulo" => "A CIDADE NÃO PARA, A CIDADE SÓ CRESCE, O DE CIMA SOBE E OS DEBAIXO LUTAM: RESSIGNIFICANDO CHICO SCIENCE ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PRIVADA DE ENSINO DE RECIFE-PE"
    "resumo" => "O presente trabalho debruça sobre o projeto desenvolvido em uma escola da rede privada de ensino, localizada no Recife. Por meio do novo ensino médio implementado a partir de 2017, a referida escola adotou o novo sistema de ensino neste ano de 2022, o qual marcou a volta às aulas presenciais após o período de confinamento. Isto potencializou a realização de diversas atividades que culminaram em projetos pertencentes ao itinerário da nova grade curricular, como por exemplo, a disciplina de Meio Ambiente. O projeto foi denominado de ‘Manguebeat na escola’, sendo desenvolvido de maneira interdisciplinar com a professora da disciplina, que também é professora de Física e com o professor da disciplina de Geografia. O projeto foi dividido em três momentos: estudos, planejamento e execução. A turma em questão foi a primeira série do ensino médio, tendo como enfoque principal do projeto a materialização didática de um vídeo teatral onde foi representado Chico Science e sua relação com o Mangue, Ecossistema pertencente à região metropolitana do Recife. O artigo em questão se desenvolve por um viés qualitativo (GIL, 2008) onde buscamos compreender de maneira social e educacional as possibilidades a serem realizadas no novo ensino médio. A caminho de alcançar o objetivo principal, buscou desenvolver um projeto descritivo (TRIVIÑOS, 2008), onde foi possível elencar todos os aspectos culturais e sociais que perpassam a vida de Chico Science e o movimento Manguebeat e a importância deste contexto ser abordado nas salas de aula. Como culminância e conclusão do projeto, a produção do vídeo foi feita com a turma no Marco Zero do Recife, localizado no bairro do Recife Antigo, e posteriormente veiculado para todos e todas da referida escola e aos familiares. Lembrando sempre da proposta principal do projeto, a importância de conhecer e entender a história da sua própria cidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8612_TB1959_19072022190229.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS RIBEIRO"
    "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88861
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1959
    "inscrito_id" => 8612
    "titulo" => "A CIDADE NÃO PARA, A CIDADE SÓ CRESCE, O DE CIMA SOBE E OS DEBAIXO LUTAM: RESSIGNIFICANDO CHICO SCIENCE ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PRIVADA DE ENSINO DE RECIFE-PE"
    "resumo" => "O presente trabalho debruça sobre o projeto desenvolvido em uma escola da rede privada de ensino, localizada no Recife. Por meio do novo ensino médio implementado a partir de 2017, a referida escola adotou o novo sistema de ensino neste ano de 2022, o qual marcou a volta às aulas presenciais após o período de confinamento. Isto potencializou a realização de diversas atividades que culminaram em projetos pertencentes ao itinerário da nova grade curricular, como por exemplo, a disciplina de Meio Ambiente. O projeto foi denominado de ‘Manguebeat na escola’, sendo desenvolvido de maneira interdisciplinar com a professora da disciplina, que também é professora de Física e com o professor da disciplina de Geografia. O projeto foi dividido em três momentos: estudos, planejamento e execução. A turma em questão foi a primeira série do ensino médio, tendo como enfoque principal do projeto a materialização didática de um vídeo teatral onde foi representado Chico Science e sua relação com o Mangue, Ecossistema pertencente à região metropolitana do Recife. O artigo em questão se desenvolve por um viés qualitativo (GIL, 2008) onde buscamos compreender de maneira social e educacional as possibilidades a serem realizadas no novo ensino médio. A caminho de alcançar o objetivo principal, buscou desenvolver um projeto descritivo (TRIVIÑOS, 2008), onde foi possível elencar todos os aspectos culturais e sociais que perpassam a vida de Chico Science e o movimento Manguebeat e a importância deste contexto ser abordado nas salas de aula. Como culminância e conclusão do projeto, a produção do vídeo foi feita com a turma no Marco Zero do Recife, localizado no bairro do Recife Antigo, e posteriormente veiculado para todos e todas da referida escola e aos familiares. Lembrando sempre da proposta principal do projeto, a importância de conhecer e entender a história da sua própria cidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8612_TB1959_19072022190229.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS RIBEIRO"
    "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho debruça sobre o projeto desenvolvido em uma escola da rede privada de ensino, localizada no Recife. Por meio do novo ensino médio implementado a partir de 2017, a referida escola adotou o novo sistema de ensino neste ano de 2022, o qual marcou a volta às aulas presenciais após o período de confinamento. Isto potencializou a realização de diversas atividades que culminaram em projetos pertencentes ao itinerário da nova grade curricular, como por exemplo, a disciplina de Meio Ambiente. O projeto foi denominado de ‘Manguebeat na escola’, sendo desenvolvido de maneira interdisciplinar com a professora da disciplina, que também é professora de Física e com o professor da disciplina de Geografia. O projeto foi dividido em três momentos: estudos, planejamento e execução. A turma em questão foi a primeira série do ensino médio, tendo como enfoque principal do projeto a materialização didática de um vídeo teatral onde foi representado Chico Science e sua relação com o Mangue, Ecossistema pertencente à região metropolitana do Recife. O artigo em questão se desenvolve por um viés qualitativo (GIL, 2008) onde buscamos compreender de maneira social e educacional as possibilidades a serem realizadas no novo ensino médio. A caminho de alcançar o objetivo principal, buscou desenvolver um projeto descritivo (TRIVIÑOS, 2008), onde foi possível elencar todos os aspectos culturais e sociais que perpassam a vida de Chico Science e o movimento Manguebeat e a importância deste contexto ser abordado nas salas de aula. Como culminância e conclusão do projeto, a produção do vídeo foi feita com a turma no Marco Zero do Recife, localizado no bairro do Recife Antigo, e posteriormente veiculado para todos e todas da referida escola e aos familiares. Lembrando sempre da proposta principal do projeto, a importância de conhecer e entender a história da sua própria cidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.