O presente trabalho debruça sobre o projeto desenvolvido em uma escola da rede privada de ensino, localizada no Recife. Por meio do novo ensino médio implementado a partir de 2017, a referida escola adotou o novo sistema de ensino neste ano de 2022, o qual marcou a volta às aulas presenciais após o período de confinamento. Isto potencializou a realização de diversas atividades que culminaram em projetos pertencentes ao itinerário da nova grade curricular, como por exemplo, a disciplina de Meio Ambiente. O projeto foi denominado de ‘Manguebeat na escola’, sendo desenvolvido de maneira interdisciplinar com a professora da disciplina, que também é professora de Física e com o professor da disciplina de Geografia. O projeto foi dividido em três momentos: estudos, planejamento e execução. A turma em questão foi a primeira série do ensino médio, tendo como enfoque principal do projeto a materialização didática de um vídeo teatral onde foi representado Chico Science e sua relação com o Mangue, Ecossistema pertencente à região metropolitana do Recife. O artigo em questão se desenvolve por um viés qualitativo (GIL, 2008) onde buscamos compreender de maneira social e educacional as possibilidades a serem realizadas no novo ensino médio. A caminho de alcançar o objetivo principal, buscou desenvolver um projeto descritivo (TRIVIÑOS, 2008), onde foi possível elencar todos os aspectos culturais e sociais que perpassam a vida de Chico Science e o movimento Manguebeat e a importância deste contexto ser abordado nas salas de aula. Como culminância e conclusão do projeto, a produção do vídeo foi feita com a turma no Marco Zero do Recife, localizado no bairro do Recife Antigo, e posteriormente veiculado para todos e todas da referida escola e aos familiares. Lembrando sempre da proposta principal do projeto, a importância de conhecer e entender a história da sua própria cidade.