Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXCLUSÃO NA ESCOLA: REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar como ocorrem as exclusões no ensino de Física e Matemática, a partir de uma compreensão de que estar excluído significa não frequentar a escola, quaisquer que sejam os motivos, ou ainda, estar no espaço escolar mas não progredir nos anos de escolaridade ou não se apropriar dos conhecimentos esperados nessas áreas de conhecimento. Sobre isto, a literatura vem indicando que essas exclusões atingem de modo diferente estudantes segundo a classe social, raça e gênero. Neste contexto buscamos responder a seguinte questão: Como a exclusão dos estudantes pertencentes aos grupos sociais mais vulneráveis acontece no ensino de Física e de Matemática? Para isso foi desenvolvida pesquisa de abordagem qualitativa do tipo revisão sistemática de literatura. Os resultados da investigação indicam que diversos fatores contribuem para a concretização dos processos excludentes nas disciplinas investigadas, entre eles, práticas pedagógicas afastadas do cotidiano dos estudantes, ansiedade discente frente às disciplinas, formas de interação entre professores e alunos, entre outras. Na revisão sistemática foi possível identificar também, que o número de trabalhos se debruçando sobre exclusões no ensino de Matemática e Física não é expressivo, o que aponta para a necessidade de desenvolvimento de mais estudos nesta direção.

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