Em decorrência da pandemia, as instituições educacionais precisaram suspender as aulas presenciais. Entretanto, para manter as atividades e cumprir seu compromisso constitucional, foi necessário aderir a modalidade de ensino remoto não usual nas instituições, para que as ações de extensão e pesquisa continuassem conectadas com os discentes e sua formação acadêmica. O objetivo deste trabalho é construir um relato de experiência sobre o ponto de vista de participantes de um curso de extensão na modalidade remota, além das trocas vivenciadas pelos participantes. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, ocorreu entre outubro e novembro de 2020, elaborado após a participação dos discentes no Curso de extensão Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal. Este estudo baseou-se no referencial teórico de Hortênsia Hollanda, criticista da lógica higienista, precursora da discussão sobre a educação em saúde, baseada na inserção da comunidade como participante de seu cuidado. O Curso de extensão Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal Antes e Após a Pandemia da covid-19, teve a proposta de promover capacitação de estudantes e profissionais da enfermagem, desenvolvendo reflexões sobre o cuidado à saúde da mulher antes e após a pandemia da covid-19, além da compreensão sobre os potenciais efeitos da pandemia e suas complicações para a gestação e o feto. Além disso, foram feitas discussões acerca da assistência à saúde da mulher durante o pré-natal, parto, puerpério e amamentação.