No contexto geral, os elevados índices relativos ao fracasso escolar nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem se apresentados bastantes preocupantes. Fato justificado por uma série de questões que acometem os sujeitos que pertencem a esta modalidade. É sabido que, para acontecer o processo de aprendizagem, é necessário que conheçamos os sujeitos da EJA e suas especificidades. Esta pesquisa objetiva um repensar sobre a heterogeneidade desses sujeitos, seus distintos interesses e sobre o papel do professor como intermediário do processo. Para tanto, a partir de um questionário, disponibilizado pelo Google Formulário e respondido pelos alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e Finais de uma escola de Patos - PB, será traçado o perfil dos estudantes, com isso, buscaremos entender as expectativas desses jovens e adultos quando retornam as salas de aula, quais são os maiores desafios encontrados neste retorno e quais os principais motivos que provocam o abandono escolar. O feedback disponibilizado através deste questionário, será analisado de forma qualitativa e quantitativa, revelando, assim as respostas para todas as indagações. Em contraponto a todas essas questões, entra o papel da escola e do professor, ambos, devem procurar incluir esses alunos, percebendo suas necessidades e garantindo um espaço acolhedor que prime pelas experiências e pelos saberes socialmente construídos nas relações culturais e históricas dos educandos. A pesquisa foi realizada, a partir da aplicação de um questionário com os alunos de uma escola do município de Patos – PB.