O estudo promove uma discussão sobre o trabalho realizado pelos psicopedagogos com ênfase na educação de crianças disléxicas. Para tanto, o objetivo geral da pesquisa buscou identificar as contribuições do trabalho realizado pelos psicopedagogos em função dos problemas de aprendizagem de crianças com dislexia. Os específicos intentaram conhecer a dislexia, compreender as dificuldades que as crianças disléxicas enfrentam, investigar a importância do acompanhamento psicopedagógico para as crianças disléxicas. A problemática que norteou o estudo ficou circunscrita a seguinte indagação: como o psicopedagogo pode contribuir com a educação de crianças disléxicas? A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, que através de livros, artigos e monografias, foi possível levantar dados e realizar a escrita. Com a investigação foi possível constatar que a dislexia pode ser uma vilã quando não diagnosticada e pode ser um elemento comum se tratada adequadamente, por isso, o trabalho do psicopedagogo em acompanhamento a essas crianças é imprescindível e necessário.