Este trabalho resulta de estudos desenvolvidos durante o Itinerário Formativo de Ciências Humanas no eixo estruturante de Iniciação Científica do Colégio Dom Bosco Maceió, o qual tem estudado as questões ambientais, sociais e econômicas em torno dos recursos hídricos. Tendo como recorte espacial o estado de Alagoas, o artigo que ora vem a público se configura como uma pesquisa qualitativa em que se utilizou como instrumento de coleta de dados os Cadernos da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e questionário. É objetivo central discutir a importância da iniciação científica para a construção de uma educação ambiental significativa e para a formação de estudantes críticos. É abordado também questões como direito, acesso, conflitos e poluição dos recursos hídricos. O presente artigo busca apresentar ainda a realidade alagoana, quanto aos conflitos por água, pouco conhecida e debatida. Para representar graficamente os dados quantificados foi utilizado o programa PhilCarto para a geração de cartogramas. Foi utilizado como referencial: Freire (1996); Dornelles (1993); Vieira (2003); Mazzuoli e Ayala (2012); Rodrigues et al (2019); Bortolon e Mendes (2014) e outros. É possível apontar que o direito à água para todos ainda está longe de ser efetivado, seja pela insuficiência seja pela ineficiência dos gestores. Cabe destacar também que essa problemática acaba impactando outras esferas