Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENSÕES SOBRE A COLETA SELETIVA DE ESCOLARES DO 6° E DO 9° ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89829
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3172
    "inscrito_id" => 11700
    "titulo" => "COMPREENSÕES SOBRE A COLETA SELETIVA DE ESCOLARES DO 6° E DO 9° ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN."
    "resumo" => "O meio ambiente é um tema tratado nos documentos que norteiam a educação brasileira, com sugestões para ser abordada desde os anos iniciais do ensino infantil até os anos finais do ensino médio. Sendo assim, com esse trabalho, objetivou-se identificar quais as compreensões acerca da coleta seletiva entre os alunos oriundos de uma escola da rede pública no município de Macau/RN. Para tanto, foram investigadas oito turmas do ensino fundamental, com o foco em 12 alunos do 6° ano e 12 alunos do 9° ano. Superadas as questões éticas para a iniciação do trabalho, os estudantes foram submetidos inicialmente a um jogo, no qual, o cumprimento das atividades geraram resultados preliminares sobre as compreensões que os alunos possuíam sobre a coleta seletiva. Na sequência, foram realizados grupos focais, com o intuito de esclarecer questões pertinentes ao tema e não abordadas de forma direta no jogo. Dentre resultado, encontrou-se que os alunos dos anos iniciais possuíam uma baixa compreensão sobre a coleta seletiva quando comparados com os resultados dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, a partir dos dados encontrados, torna-se relevante que esse tema seja melhor explorado no ensino fundamental, sobretudo de forma lúdica, interativa e associada ao contexto e rotina escolar dos estudantes, para que assim, as compreensões dos alunos sejam melhor desenvolvidas no âmbito escolar e social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11700_TB3172_01092022194337.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLANYS DOS SANTOS NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Allanys Santos"
    "autor_email" => "allanys76@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89829
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3172
    "inscrito_id" => 11700
    "titulo" => "COMPREENSÕES SOBRE A COLETA SELETIVA DE ESCOLARES DO 6° E DO 9° ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MACAU/RN."
    "resumo" => "O meio ambiente é um tema tratado nos documentos que norteiam a educação brasileira, com sugestões para ser abordada desde os anos iniciais do ensino infantil até os anos finais do ensino médio. Sendo assim, com esse trabalho, objetivou-se identificar quais as compreensões acerca da coleta seletiva entre os alunos oriundos de uma escola da rede pública no município de Macau/RN. Para tanto, foram investigadas oito turmas do ensino fundamental, com o foco em 12 alunos do 6° ano e 12 alunos do 9° ano. Superadas as questões éticas para a iniciação do trabalho, os estudantes foram submetidos inicialmente a um jogo, no qual, o cumprimento das atividades geraram resultados preliminares sobre as compreensões que os alunos possuíam sobre a coleta seletiva. Na sequência, foram realizados grupos focais, com o intuito de esclarecer questões pertinentes ao tema e não abordadas de forma direta no jogo. Dentre resultado, encontrou-se que os alunos dos anos iniciais possuíam uma baixa compreensão sobre a coleta seletiva quando comparados com os resultados dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, a partir dos dados encontrados, torna-se relevante que esse tema seja melhor explorado no ensino fundamental, sobretudo de forma lúdica, interativa e associada ao contexto e rotina escolar dos estudantes, para que assim, as compreensões dos alunos sejam melhor desenvolvidas no âmbito escolar e social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11700_TB3172_01092022194337.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLANYS DOS SANTOS NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Allanys Santos"
    "autor_email" => "allanys76@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O meio ambiente é um tema tratado nos documentos que norteiam a educação brasileira, com sugestões para ser abordada desde os anos iniciais do ensino infantil até os anos finais do ensino médio. Sendo assim, com esse trabalho, objetivou-se identificar quais as compreensões acerca da coleta seletiva entre os alunos oriundos de uma escola da rede pública no município de Macau/RN. Para tanto, foram investigadas oito turmas do ensino fundamental, com o foco em 12 alunos do 6° ano e 12 alunos do 9° ano. Superadas as questões éticas para a iniciação do trabalho, os estudantes foram submetidos inicialmente a um jogo, no qual, o cumprimento das atividades geraram resultados preliminares sobre as compreensões que os alunos possuíam sobre a coleta seletiva. Na sequência, foram realizados grupos focais, com o intuito de esclarecer questões pertinentes ao tema e não abordadas de forma direta no jogo. Dentre resultado, encontrou-se que os alunos dos anos iniciais possuíam uma baixa compreensão sobre a coleta seletiva quando comparados com os resultados dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, a partir dos dados encontrados, torna-se relevante que esse tema seja melhor explorado no ensino fundamental, sobretudo de forma lúdica, interativa e associada ao contexto e rotina escolar dos estudantes, para que assim, as compreensões dos alunos sejam melhor desenvolvidas no âmbito escolar e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.