O meio ambiente é um tema tratado nos documentos que norteiam a educação brasileira, com sugestões para ser abordada desde os anos iniciais do ensino infantil até os anos finais do ensino médio. Sendo assim, com esse trabalho, objetivou-se identificar quais as compreensões acerca da coleta seletiva entre os alunos oriundos de uma escola da rede pública no município de Macau/RN. Para tanto, foram investigadas oito turmas do ensino fundamental, com o foco em 12 alunos do 6° ano e 12 alunos do 9° ano. Superadas as questões éticas para a iniciação do trabalho, os estudantes foram submetidos inicialmente a um jogo, no qual, o cumprimento das atividades geraram resultados preliminares sobre as compreensões que os alunos possuíam sobre a coleta seletiva. Na sequência, foram realizados grupos focais, com o intuito de esclarecer questões pertinentes ao tema e não abordadas de forma direta no jogo. Dentre resultado, encontrou-se que os alunos dos anos iniciais possuíam uma baixa compreensão sobre a coleta seletiva quando comparados com os resultados dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Portanto, a partir dos dados encontrados, torna-se relevante que esse tema seja melhor explorado no ensino fundamental, sobretudo de forma lúdica, interativa e associada ao contexto e rotina escolar dos estudantes, para que assim, as compreensões dos alunos sejam melhor desenvolvidas no âmbito escolar e social.