EXISTEM CORPOS DISSIDENTES NA ESCOLA... E AGORA?: DIÁLOGOS EM BUSCA DE GARANTIA DE DIREITOS PARA ALUNES TRANS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89735 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3066 "inscrito_id" => 10417 "titulo" => "EXISTEM CORPOS DISSIDENTES NA ESCOLA... E AGORA?: DIÁLOGOS EM BUSCA DE GARANTIA DE DIREITOS PARA ALUNES TRANS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO." "resumo" => "A escola reflete a imagem cisheteronormativa da sociedade. Corpos trans são corpos dissidentes, insubmissos e abjetos, porque desafiam o padrão corporal estabelecido pela sociedade. Ultrapassar barreiras do indesejável e do “normal” é luta diária das pessoas transexuais. Este trabalho, em desenvolvimento, objetiva iniciar reflexões e debates sobre a (re) existências de alunes trans no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA com o intuito de garantir direitos humanos a estes menines que procuram na escola aconchego, respeito e dignidade, seja por meio da garantia do uso do banheiro “masculino”, seus nomes sociais nos documentos oficias da escola ou a simples atitude de serem chamados pelo seu nome social escolhido, na comunidade escolar, respeitando a sua identidade de gênero. Utilizamos teóricos desta temática como: Butler (2003), Bento (2006), Louro (2018), Foucault (2014), Jesus (2012), Le Breton (2007), Goellner (2010) Nascimento (2021). A metodologia ocorre por pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevistas e questionário investigativo. Diante dos dados obtidos se faz necessário, a sensibilização e formação sobre a temática para todes da comunidade escolar e a partir disso incluir ações efetivas, didático-pedagógicas de laicidade, cidadania, justiça e democracia, direcionadas para um olhar plural, humanizado, empático e responsável em relação às diversidades de gêneros e sexualidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10417_TB3066_10082022170426.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM" "autor_nome_curto" => "Rosy Cutrim" "autor_email" => "rosycutrim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89735 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3066 "inscrito_id" => 10417 "titulo" => "EXISTEM CORPOS DISSIDENTES NA ESCOLA... E AGORA?: DIÁLOGOS EM BUSCA DE GARANTIA DE DIREITOS PARA ALUNES TRANS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO." "resumo" => "A escola reflete a imagem cisheteronormativa da sociedade. Corpos trans são corpos dissidentes, insubmissos e abjetos, porque desafiam o padrão corporal estabelecido pela sociedade. Ultrapassar barreiras do indesejável e do “normal” é luta diária das pessoas transexuais. Este trabalho, em desenvolvimento, objetiva iniciar reflexões e debates sobre a (re) existências de alunes trans no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA com o intuito de garantir direitos humanos a estes menines que procuram na escola aconchego, respeito e dignidade, seja por meio da garantia do uso do banheiro “masculino”, seus nomes sociais nos documentos oficias da escola ou a simples atitude de serem chamados pelo seu nome social escolhido, na comunidade escolar, respeitando a sua identidade de gênero. Utilizamos teóricos desta temática como: Butler (2003), Bento (2006), Louro (2018), Foucault (2014), Jesus (2012), Le Breton (2007), Goellner (2010) Nascimento (2021). A metodologia ocorre por pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevistas e questionário investigativo. Diante dos dados obtidos se faz necessário, a sensibilização e formação sobre a temática para todes da comunidade escolar e a partir disso incluir ações efetivas, didático-pedagógicas de laicidade, cidadania, justiça e democracia, direcionadas para um olhar plural, humanizado, empático e responsável em relação às diversidades de gêneros e sexualidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10417_TB3066_10082022170426.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM" "autor_nome_curto" => "Rosy Cutrim" "autor_email" => "rosycutrim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }