É indubitável a magnitude dos efeitos da pandemia causada pelo vírus Covid-19 na sociedade. O projeto de pesquisa ‘’A trajetória acadêmica do licenciando em Química do IFRJ - CDUC: mapeando vivências e construindo estratégias de permanência’’, buscou analisar as mudanças em decorrência do momento pandêmico na realidade dos alunos em curso de Licenciatura em Química do IFRJ - Campus Duque de Caxias, como também as possíveis dificuldades enfrentadas por consequência deste fato e influência na vida acadêmica desses estudantes. Foi mapeado o perfil socioeconômico dos alunos que estavam na metade do curso em períodos pré-pandemia, 2017.1 até 2019.2, e dos alunos que estavam nesta mesma fase acadêmica nos períodos que aconteceram durante a pandemia, 2020.1 até 2022.1. A partir destes dados, foi realizada a análise comparativa entre esses dois momentos. Nesse sentido, notou-se no período pandêmico uma expressiva quantidade de graduandos participava na vida econômica familiar, pois cerca de 60,9% realizam algum tipo de atividade remunerada, observando assim a dupla jornada desses licenciandos, como também 57,8% eram essenciais para a renda familiar. Já em períodos analisados antes da pandemia, apenas 23,6% trabalhava, e 66,6% não realizavam nenhum tipo de atividade remunerada e se dedicavam exclusivamente a graduação. Além disso, observou-se que durante o período pandêmico, cerca de 11,6% dos alunos receberam algum tipo de auxílio do governo, e anteriormente nenhum aluno havia declarado receber. Desta forma, ressalta-se que é imprescindível o estudo da situação socioeconômica dos estudantes que não evadiram nos últimos dois anos, uma vez que houve um aumento nas desigualdades sociais já existentes em nosso país e isso impacta diretamente na permanência estudantil. Pan