O presente artigo consiste em uma pesquisa acerca da materialização da gestão democrática, que diz da vivência e organização do trabalho do gestor escolar, na perspectiva de valorar propostas com tomada de decisão coletiva que possa favorecer o fortalecimento do ensino e aprendizagem dentro do espaço escolar. Assim, foi definido como objetivo geral desse trabalho: analisar se a vivência da gestão democrática coaduna com a organização do trabalho dos gestores escolares de um município da região metropolitana do Recife, para tanto, se definiu a pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionários e observação. A pesquisa torna-se relevante por ser o processo da gestão democrática de fundamental importância para a melhoria da qualidade da educação, dentro do espaço escolar. O estudo foi fundamentado teoricamente em Gadotti(2001), Luck (2008) e alguns outros autores. Nesse sentido, constatou-se que a concepção dos gestores encontra-se harmonizada com o exposto na literatura, mas como os grupos conduzem as ações dentro da escola no processo da gestão democrática, ainda estão distantes do conceito de gestão democrática, que tem, como princípio, a participação de todos.