O presente artigo tem como objetivo analisar pesquisas publicadas nos Anais dos eventos do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que tenham como temática o Letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, ele surge a partir de uma revisão bibliográfica, que já vem sendo realizada como uma das etapas de escrita da tese de doutoramento do autor. Durante essa revisão, foi acessado os Anais de cada ano do CONEDU (2014 a 2021), lendo, inicialmente, o título e o resumo das pesquisas publicadas nos Grupos de Trabalho: GT-12 Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, e, também no GT-08: Linguagens, Letramento e Alfabetização. No primeiro momento de busca foram selecionados 25 pesquisas. Por sua vez, na segunda etapa, foram lidas cada uma das pesquisas na íntegra. Após a leitura, constatamos que apenas seis delas dialogavam, estritamente, com o campo do Letramento na EJA. Assim, elaboramos as seguintes categorias para apresentação e discussão dos artigos: 1. O papel da escola no trabalho com práticas leitoras; 2. Concepção de leitura e/ou escrita; 3. Concepção de Letramento. Os resultados indicaram que os autores partem de concepções diferentes sobre leitura, escrita e Letramento, todavia, sempre se encaminham para um trabalho escolar que leve em consideração uma prática pedagógica que relacione a leitura e a escrita com práticas sociais dos alunos da EJA. Além disso, as pesquisas mostraram que a escola tem um papel crucial na formação do sujeito leitor, sendo uma das principais agências de Letramento.