O presente artigo tem como objetivo descrever a importância da formação continuada de professores, por meio da experiência de uma escola estadual de tempo integral, no período de 2018 a 2021. A formação continuada está relacionada a qualificação profissional, a qual contribui para a melhoria da prática docente. Tal temática deve inquietar o professor, levando-o a ser reflexivo, para que este possa examinar as suas práticas, refletindo até que ponto ele está identificando problemas, formulando hipóteses, questionando valores, observando o contexto institucional e cultural ao qual está inserido, participando do desenvolvimento curricular e assumindo suas responsabilidades. A reflexão permeada pela formação continuada direciona o professor a construção de práticas mais assertivas na vida acadêmica dos estudantes. A metodologia utilizada neste trabalho é permeada pela pesquisa bibliográfica e pela vivência e experiência da formação continuada de professores em uma escola estadual de tempo integral, por meio da qual conseguiremos observar o delineamento do trabalho desenvolvido, bem com as contribuições para o processo de ensino. É de suma importância que a formação continuada possa contribuir com a autoavaliação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, permitindo-os enxergar perspectivas de melhorias na educação. Foi possível perceber no Plano de Ação anual da escola, bem como em seu PPP, a importância da formação continuada para a melhoria dos índices, pois a partir dela foram adquiridas novas experiências e metodologias exitosas.