Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estratégia didática inclusiva para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre a transferência placentária de imunoglobulinas. A relevância do trabalho se deve, principalmente, à busca por uma educação inclusiva no ensino de imunologia. Essa disciplina é composta de mecanismos complexos e abstratos, por consequência, os estudantes de maneira geral, sejam eles videntes ou com deficiências visuais, demonstram certa dificuldade no seu completo entendimento. Por isso, esse trabalho propõe o uso de metodologias alternativas para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, com o objetivo de promover incentivo e inclusão dentro da sala de aula, para que assim, ao menos parte dos direitos educacionais previstos por lei sejam assegurados. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e o desenvolvimento da estratégia, constituída pela produção dos modelos relacionados ao processo de transferência de anticorpos pela placenta, feitos em massa de biscuit e materiais reciclados, e a construção de um manual de orientação da apresentação dos modelos. A metodologia proposta pelo trabalho contribui para otimizar o processo de aprendizagem da disciplina de imunologia de maneira inclusiva, e desse modo, alcançou os objetivos indicados pela pesquisa e evidenciou ser uma possibilidade viável para resolver parte da problemática apresentada, ainda que a validação do material seja parte da perspectiva de realizar um futuro trabalho de avaliação.