O Arco de Maguerez é um método de ensino fundamentado na Metodologia da Problematização que objetiva desenvolver nos estudantes o pensamento crítico e autonomia em seu processo de aprendizagem através da realização de atividades voltadas à sua realidade. Ela faz parte da diversidade das metodologias ativas e que tem como objetivo principal desenvolver o protagonismo do estudante. Diante disso, objetiva-se a partir deste trabalho identificar a percepção dos docentes de química de uma escola técnica federal potiguar sobre as metodologias ativas, com destaque para o uso Arco de Maguerez no desenvolvimento da autonomia e aprendizagem dos estudantes. Esse trabalho caracteriza-se como qualitativo e pesquisa de campo, e para sua efetivação, foram coletadas informações através de aplicação de questionário a 7 docentes, a fim de que eles descrevessem sobre o uso dessas metodologias como forma de desenvolver uma aprendizagem de melhor qualidade aos seus discentes. Como principais resultados foram obtidos que em sua maioria, os docentes fazem uso das metodologias ativas e as veem como uma forma positiva para o desenvolvimento autônomo e significativo dos alunos. Em relação ao Arco de Maguerez, os docentes apresentaram que é uma metodologia interessante de ser utilizada, porém, há grande demanda de tempo tanto para seu planejamento, como para sua execução, o que pode inviabilizar seu uso de forma mais recorrente. Entende-se, portanto, que a utilização de metodologias ativas no ensino de Química favorece a ampliação do conhecimento, a cooperatividade e um olhar mais sensível à realidade com alta capacidade pedagógica, visando uma abordagem dos conteúdos mais plural e conectada com a realidade do estudante, intencionando assim, o desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma e de melhor qualidade pelos discentes.