Este artigo consiste em um relato de experiência sobre a concepção e produção de uma oficina para confecção de pílulas de conhecimento através dos aplicativos Canva e Inshot, oferecida aos professores da rede municipal de ensino de Manaus durante o período de aulas remotas. A oficina aconteceu de forma remota e foi oferecida na VI Socialização de Práticas Formativas da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação. Durante os momentos mais críticos da pandemia de COVID-19 o processo de aprendizagem dos estudantes precisou de auxílio inovador e imediato, uma vez que o cenário mundial promovia quadros de ansiedade, dificuldade de concentração e rendimento prejudicado. A proposta era demonstrar que as pílulas de aprendizagem ou pílulas de conhecimento poderiam ser utilizadas como ferramentas que auxiliassem um aprendizado pontual, completo e independente em um curto período de duração, além de orientar os professores da rede a produzir e aplicar suas próprias pílulas de conhecimento com seus alunos. O referencial teórico do presente trabalho foi estruturado em quatro tópicos: educação remota em tempos de pandemia, benefícios das pílulas de conhecimento, aplicativos Canva e Inshot para produção de pílulas de conhecimento e oficina prática. Como resultado desta ação formativa objetivou-se oferecer subsídios para que os professores da rede municipal de Manaus pudessem mediar o processo de aprendizagem de seus alunos de forma dinâmica, ágil e eficaz.