Discutir as questões ambientais no Brasil e no mundo tem gerado desconforto nos meios sociais, políticos e econômicos, pois a temática retrata a história de anos de debates, lutas, avanços e retrocessos que tangenciam as atuais fronteiras ambientais. Afirma-se que a Educação Ambiental age como tendência transformadora das relações sociais, políticas e culturais. Diante disso, a pesquisa objetivou abordar a Educação Ambiental como instrumento de transformação em moradores de áreas de ocupação irregular, no município de Teresina, Piauí. Foram examinados os impactos sociais e ambientais gerados na população da zona norte de Teresina com a implantação do Programa Lagoas do Norte (PLN). A metodologia classificou-se como bibliográfica, pesquisa-ação e observação participante. Em agosto de 2017 foram aplicados formulários com 309 famílias, a fim de avaliar a percepção dos moradores sobre as questões ambientais, antes e depois da implantação do Programa Lagoas do Norte. Desses participantes, 138 (54,1%) são moradores de Teresina, morando próximos da localidade onde está implementado o PLN. Os entrevistados que responderam conhecer o conceito de Educação Ambiental, o deram da seguinte forma: árvores, natureza, animais, meio ambiente, rios e praças públicas. Observou-se que 30% dos respondentes colaboram com o cuidado ao meio ambiente não despejando lixos em vias públicas e nas lagoas. Além disso, cerca de 25% possuem atitudes de Educação Ambiental, corroborando com as informações anteriormente citadas. Sendo assim, abre-se espaço para a discussão, reflexão, diálogos de saberes e de estudiosos da temática ambiental, além de pesquisas sobre o ensino e a prática da Educação Ambiental formal e não formal. Assumir esse caminho é um desafio com incertezas, dúvidas, falhas, mas que permitirá um percurso mais pedagógico no contexto da sociedade e do mundo.