O presente trabalho apresenta uma experiência pedagógica de uso da metodologia ativa de aprendizagem entre pares na aula de Educação Socioemocional para desenvolver a Responsabilidade e a Cidadania. Essas competências contribuem para que a criança e o jovem desenvolvam a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável. A experiência aqui relatada foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada no município de Paraipaba, Ceará, totalizando 46 alunos. A abordagem pedagógica teve como objetivo desenvolver junto às turmas aspectos relacionados ao gerenciamento da capacidade de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018). Assim, observou-se, por meio da metodologia ativa aprendizagem entre pares, o desenvolvimento das capacidades: incorporação de direitos, tomada de decisões, ponderação sobre consequências, análise e incorporação de valores próprios, postura ética e soluções de problemas ambíguos e complexos. A metodologia utilizada foi organizada em sete etapas: planejamento da tarefa e definição do tema “Desafios sociais: em colapso o planeta gira”; preparação da turma através de roda de conversa e apresentação prévia sobre o tema; aplicação do teste inicial com feedbacks sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação ao tema; apresentação de situações reais sobre o tema; divisão de pares e distribuição de material complementar para leitura e discussão em pares; apresentação pelos pares dos registros levantados; e aplicação do teste avaliativo. Concluímos que a metodologia escolhida foi relevante na opinião dos alunos e no desenvolvimento da Responsabilidade e Cidadania, sendo eficiente na construção do aprendizado e desenvolvimento do senso crítico.