Esse trabalho tem como objetivo apresentar a experiência da Secretaria de Educação do Município de Riacho das Almas, Pernambuco, que no corrente ano implantou o Departamento Multidisciplinar contando, entre outros, com o trabalho Psicopedagógico Institucional nas escolas da rede municipal, buscando triar, avaliar, atender e intervir junto aos alunos com queixas de dificuldades de aprendizagem, confrontando a Hipótese Diagnóstica apresentada pelo quadro do Censo e os resultados das etapas que constituem a triagem (observação, entrevista com a família, aplicação de instrumento, entrevista com professores) para, a partir daí, fazer os encaminhamentos para acompanhamento clínico das áreas necessárias, ora nas unidades de saúde do próprio município, ora nos serviços ofertados pelos governos estadual e federal, nas unidades de saúde da região. Com isso, busca-se oportunizar aos alunos e alunas o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e sociais considerando as especificidades que cada um traz dada a sua condição particular e única, visando o fortalecimento da autonomia e da qualidade de vida. Mostrando, também, os desafios e resultados parciais obtidos nessa atuação, esse relato de experiência visa expor que a implantação de serviços institucionais que busquem atender os alunos e alunas da rede pública, a exemplo do que já acontece nas maiores escolas da rede particular da região, trazem excelentes resultados, desde que tenham continuidade no âmbito clínico, criando-se uma rede de atenção formada por escola, família e profissionais em busca de estratégias pedagógicas e clínicas que respaldem o desenvolvimento integral dos sujeitos. Espera-se com este trabalho contribuir para o fortalecimento da educação pública de qualidade e futuros projetos na área de psicopedagogia.