Em estudos acadêmicos tem sido defendido o ensino do método lógico-dedutivo, com amparo em argumentos da epistemologia e da didática. Na didática do método lógico-dedutivo, destacam-se os trabalhos de Balacheff (apud Almouloud, 2007). Há, além disso, outras pesquisas na área de Educação Matemática nas quais se defende, com muita clareza, o ensino do método dedutivo nos cursos de formação inicial de professores de Matemática. Em concordância com essas pesquisas, o objetivo deste trabalho é o de contribuir com a discussão do tema, julgado relevante e oportuno. Trata-se de um estudo sobre o ensino e a aprendizagem de um tema específico: o método axiomático. Mais especificamente ainda, o estudo é centrado no conceito de modelo de um sistema de axiomas. Ressalta-se que o trabalho é um recorte da dissertação de Mestrado da autora (Lopes, 2017), na qual foi escolhido um sistema axiomático para a geometria plana de incidência. Como método, recorremos a uma pesquisa-intervenção exploratória, dividida em três grandes etapas: preparação teórica, experimentação e análise dos dados observados. No presente artigo, inicialmente vamos nos deter nas justificativas para o estudo do método axiomático nos cursos de formação de professores. Em seguida, abordaremos parte da análise dos registros dos encontros de sala de aula, ocorridos com os sujeitos da pesquisa, alunos de licenciatura de uma universidade federal do Nordeste, com a presença da pesquisadora em epígrafe. Os encontros tiveram o formato de minicurso em que foi utilizado um texto-base teórico sobre o tema escolhido, seguido de registros escritos e gravações de áudio.