Para promover uma educação antirracista se faz necessário uma formação que valorize a história, a cultura e as contribuições africanas, afro-brasileiras e indígenas. A Química é uma área do saber bastante propícia para o trabalho com essa temática, dada as suas raízes africanas, principalmente no Egito. Com base nesse percurso, essa pesquisa tem como objetivo analisar as ementas das disciplinas presentes no programa curricular do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Apodi. Essa pesquisa qualitativa parte da análise dos dados coletados no Projeto Político Pedagógicos do Curso, documento institucional, buscando identificar a presença/ausência de conteúdos que atendam ao que preconiza as leis 10.639/03 e 11.645/03 e forneçam o suporte necessário à formação dos graduandos e sua futura atuação no exercício da docência na Educação Básica. Para o alcance dessa proposta, a metodologia utilizada partiu de uma revisão bibliográfica da literatura pertinente à temática em estudo, complementada pela análise do ementário do curso de licenciatura em tela. Assim, essa pesquisa intenciona colaborar com a análise e reflexão no contexto de formação ampliando a compreensão acerca da temática racial, uma vez que as análises apresentam ausência desses conteúdos em parte das disciplinas e presença superficial e insuficientes em outras. Assim sendo, o estabelecimento do debate sobre a inserção dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira, é essencial ao cumprimento do princípio da igualdade de direitos, do reconhecimento e valorização dessas culturas e na aplicabilidade das leis e normativas balizadoras de uma proposta de formação para uma educação racial mais inclusiva.